Publicado em 19/10/2024 13h45

Maior degustação de vinhos de uma safra do mundo é neste sábado em Bento Gonçalves

A avaliação das 472 amostras foi realizada às cegas por 90 enólogos.
Por: Assessoria de imprensa

A representatividade da Safra 2024 será conhecida sábado, 19 de outubro, na 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024. Os 800 apreciadores de 72 cidades brasileiras, além da Espanha e Uruguai, vão degustar ao mesmo tempo as 16 amostras selecionadas entre as 30% representativas da safra dentre um universo de 472 amostras inscritas por 67 vinícolas de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal (Bahia 15, Distrito Federal 16, Goiás 01, Minas Gerais 03, Paraná 03, Rio Grande do Sul 408, Santa Catarina 08 e São Paulo 18).

Único no mundo, o evento segue seu propósito inicial de avaliar a safra, gerando ferramentas para viticultores, enólogos e viticultores seguiram aprimorando a produção nacional. Alinhada com as tendências de mercado e refletindo o desempenho da vitivinicultura brasileira, a Avaliação não é um concurso por não conferir medalhas, mas é uma radiografia do comportamento do setor. Reconhecida mundialmente pela sua legitimidade e relevância na promoção e divulgação do vinho brasileiro, a Avaliação Nacional de Vinhos avança pelo país reunindo amostras de diferentes regiões produtoras.

Reunindo agricultores, vinhateiros, enólogos, sommeliers e enófilos, o evento é uma grande confraternização, um ponto de encontro entre pessoas que têm em comum o gosto pelo vinho. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, acredita que esta edição tem um valor especial. “Estamos retomando o formato que construiu o nome da Avaliação. Aqui, as pessoas querem sim degustar a representatividade da safra em curso, mas querem também reencontrar amigos do vinho e fazer novas amizades em torno de uma bela taça. É um encontro festivo, de comemoração, em que a estrela é o vinho brasileiro, independente de marca comercial”, celebra.

A avaliação das 472 amostras foi realizada às cegas por 90 enólogos, em setembro, seguindo normas estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Com caráter 100% técnico, o processo selecionou os 30% representativos e destes as 16 amostras que serão degustadas pelo grande público. Somente no final do evento é que serão divulgadas as vinícolas. A exemplo de edições pré-pandemia, a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2024 esgotou os ingressos, repetindo o sucesso histórico.

OS COMENTARISTAS

1.          Ari Gorestein – Co-CEO e diretor de produtos de Víssimo Group - Brasil

2.          Bruno Sias Rodrigues – Sommelier - Brasil

3.          Bruno Vianna – Sommelier - Brasil

4.          Daniel Arraspide – Jornalista e sommelier - Uruguai

5.          Dionísio Chaves – Sommelier - Brasil

6.          José Ignacio Hernández – Enólogo - Espanha

7.          Lucia Porto – Jornalista e sommelier - Brasil

8.          Marcio Campos Dias – Jornalista - Brasil

9.          Mauricio Ceccon – Sommelier - Brasil

10.        Murillo de Albuquerque Regina – Engenheiro Agrônomo - Brasil

11.        Paula Theotonio – Jornalista e sommelier - Brasil

12.        Protásio Da Luz – Médico - Brasil

13.        Rosane Marchetti – Jornalista - Brasil

14.        Sara Bodowsky – Jornalista - Brasil

15.        Vanessa Stefani – Enóloga - Brasil

16.        Sorteado

 

SERVIÇO

O que? 32ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2024

Quando? 19 de outubro de 2024

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Ingressos pelo https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/ 

Promoção: Associação Brasileira de Enologia

Publicidade