Publicado em 03/10/2024 13h00

Manutenção preventiva de máquinas agrícolas reduz a perda de produtividade no campo em quase 30%

Planejamento, gestão e acompanhamento nas condições climáticas reforçam necessidade de prevenção de máquinas no campo para a próxima safra.
Por: Valeria Benites


Imagem divulgação

A manutenção preventiva de máquinas agrícolas envolve ações programadas, como inspeções, troca de peças e ajustes periódicos; Ela  é essencial para que as operações agrícolas sejam executadas de maneira eficiente nos prazos adequados, contribuindo diretamente na produtividade do setor agrícola. 

Dentre diversas vantagens da manutenção preventiva, acompanhadas das inspeções realizadas por profissionais qualificados, em relação a manutenção corretiva, os principais benefícios são: a redução de paradas inesperadas durante a operação, o aumento da vida útil das máquinas, melhora do desempenho operacional, preservação do valor de revenda, e redução de custos.

Um levantamento interno realizado na RZK Agro apresenta importantes números com relação a disponibilidade das máquinas. Uma parada não planejada, seja por necessidade de uma manutenção preventiva, seja pela necessidade de uma intervenção corretiva, podem causar uma perda de até 25% na disponibilidade do equipamento; dependendo das condições climáticas e do ciclo da cultura, o impacto financeiro destas paradas pode comprometer a rentabilidade do produtor. Jonathan Rocha, Gerente Corporativo de Pós-Vendas para a operação do Mato Grosso da RZK Agro, explica que produtores que deixam a manutenção em segundo plano podem perder o momento ideal de plantio ou colheita. “Por exemplo, após o período da janela ideal de plantio, as perdas do potencial de produtividade aumentam semana a semana, impactando a produtividade da lavoura, podendo ainda comprometer o plantio da safrinha.” 

Além do impacto na operação e na produtividade, outro aspecto importante a ser considerado são os custos relacionados a manutenção. Ao antecipar possíveis falhas no equipamento, evita-se que peças pequenas ou baratas causem danos mais sérios a componentes caros da máquina; embora o custo inicial traga algum impacto, a médio e longo prazo investir na manutenção preventiva, com técnicos qualificados e peças originais, é sempre mais vantajoso.

Em um estudo realizado por André Pessini, Gerente de Contas Estratégicas da RZK Agro, que comparou máquinas do mesmo ano e com regime de utilização equivalente ao longo dos anos, constatou-se que os equipamentos que utilizam peças originais e mão de obra do concessionário apenas em casos extremos apresentam um custo de manutenção até 60% superior àquelas máquinas que realizam 100% dos serviços no concessionário. “A busca pelo serviço das concessionárias garante além de confiança, garantia dos serviços executados para o produtor”, ressalta André.

Conectado ao tema e manutenção preventiva, as máquinas conectadas representam um avanço no monitoramento das condições de operação e manutenção. Hoje é possível monitorar diversos parâmetros da máquina de forma remota, permitindo ao cliente e concessionário saberem de maneira instantânea o que está acontecendo com cada equipamento. Dentro do pacote de soluções conectadas oferecidas pela John Deere e pela RZK Agro, destaca-se o Expert Alert, que é um sistema avançado de monitoramento e diagnóstico remoto, projetado para prever falhas e otimizar a manutenção de máquinas agrícolas; utilizando dados em tempo real captados por sensores nas máquinas, o sistema analisa o desempenho e identifica potenciais problemas antes que se tornem falhas graves.

Publicidade