Inovação, conexão e instantaneidade. Com essas características e por meio da criação de negócios no ambiente virtual, o empreendedorismo digital fomenta novas possibilidades de trabalho e carreiras. Com esse olhar, o painel “Empreendedorismo digital: Desafios e oportunidades”, abriu o dia primeiro dia de programação do EmpreendeFest – Festival de Empreendedorismo do Sebrae/MS, nesta quarta-feira (2).
No Bosque Expo, em Campo Grande, o painel foi mediado pela jornalista e especialista em Marketing Digital, Paula Tebett, com a participação de um casal de influenciadores que inspiram e motivam as pessoas a serem resilientes, positivas e obstinadas. De Nova Andradina (MS) e com milhões de seguidores nas redes sociais, Tiktok, Instagram, Facebook, Kwai e YouTube, Elder de Souza (@eldersouza_s) e Maíra Lazarini (lazarini.maira) produzem conteúdo sobre os desafios da vida pessoal, alertando e instruindo o público com humor e leveza.
A carreira nas redes sociais começou em decorrência de uma grande mudança na vida do casal, ocasionada por um acidente. Em 2019, ao pular em uma parte rasa de um rio em Bodoquena, também em Mato Grosso do Sul, Elder quebrou a terceira vértebra da coluna e perdeu os movimentos, e Maíra, engajada na recuperação do marido, se viu em busca de uma solução para reorganizar vida profissional e pessoal. Assim, veio a aposta no empreendedorismo digital, que hoje, com constância e gestão, resultaram no sucesso e realização do casal nessa nova fase.
Mas, nem sempre foi assim, acreditar e se adaptar foi um processo. Durante o painel, o casal contou sobre os esforços em deixar a vergonha de lado e colocar a cara nas telas. “Eu chorava para não gravar conteúdo. Quando eu pensava que tinha gente me olhando, eu travava”, declara Maíra. Ela explica que o apoio do marido foi importante para persistir e com dedicação e testes, conseguiram se “soltar” e conectar-se com as pessoas.
“No começo tem isso de ficar se comparando ou querer fazer igual outra pessoa. Pega sim uma base, mas não tente copiar, seja autêntico. Você está começando, não está no mesmo patamar do outro. Dessa forma, o negócio se tornou nichado. Eu e a Maíra fazemos publicidade voltada para a saúde e motivação. Cada um tem seu pequeno nicho e é assim que fomos crescendo”, disse Elder. Ele afirma que alcançar o público certo foi essencial e, enquanto pessoa com deficiência, é um prazer compor a diversidade das vozes empreendedoras e mostrar que é possível ocupar espaços.
“Conteúdo de valor é o impacto positivo que você gera na pessoa que está consumindo. Eu, quando vi o conteúdo dele, isso me motivou, eu me senti sensibilizada, mas me motivou”, avalia a especialista em Marketing Digital, Paula Tebett.
Além de apresentar as oportunidades e os desafios do empreendedorismo digital, o casal foi selecionado para enfatizar a existência da pluralidade e mostrar que todos podem se destacar no espaço digital. Débora Mariano, analista-técnica do Sebrae/MS, afirma que além de poderem inspirar pessoas que já enfrentaram desafios parecidas, a escolha do casal para essa pauta veio do envolvimento anterior com o empreendedorismo. “Antes da lesão, eles já eram empreendedores. Então, conseguimos promover no painel a inclusão de maneira integral voltada para empreendedorismo”, explica a analista.
EmpreendeFest 2024
Com um formato inovador para gerar experiências marcantes, além de uma estrutura pensada para surpreender, em 2024 o evento chega à segunda edição. No EmpreendeFest, o público confere palestras com grandes nomes do mercado, espaço Conexões Inovadoras com inovação e tecnologia, mais de 100 expositores com produtos e serviços que valorizam a cultura sul-mato-grossense, workshops que transformam, e muito networking – tudo 100% gratuito. Mais informações: empreendefest.ms.sebrae.com.br.