A Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, conquistou a liderança do mercado de sementes de milho na safrinha 2023/24 no Mato Grosso do Sul (MS), segundo a Pesquisa Farmtrack, da Kynetec. A conquista da Brevant®️ Sementes foi possível com os híbridos B2702VYHR, o mais plantado pelo segundo ano consecutivo e, o B2782PWU, que conquistou a terceira colocação. Somados, os materiais representam 15% da área de milho do estado, que é cerca de 2.163 mil hectares (ha), sendo quarto maior produtor do grão na safrinha, de acordo com o levantamento.
Para Eder Arakawa, Líder da Brevant® Sementes para Brasil e Paraguai, a liderança mostra a expertise da marca que tem apenas seis anos, mas com uma história centenária no seu DNA na pesquisa e desenvolvimento de sementes para auxiliar o produtor nos desafios diários da lavoura, além de maximizar a produtividade e rentabilidade. “Mato Grosso do Sul é um dos principais produtores de milho do país. Saber que em grande parte do solo do estado estão sendo cultivados nossos híbridos, é muito gratificante. Pois o milhocultor está apostando em nossos materiais e biotecnologias para ter a sua lavoura produtiva”, celebra.
O B2702VYHR, o híbrido mais plantado no Mato Grosso do Sul na safrinha 2023/24, é um material reconhecido pelos produtores como um exemplo em qualidade de grãos. “É uma característica muito importante para o agricultor quando vai comercializar o grão, quanto mais impurezas, mais grãos ardidos, maiores são os descontos na hora da venda e menor a rentabilidade”, explica Arakawa.
Em trabalhos realizados pelo time de campo da Brevant®️ Sementes, foi constatado que a média de grãos ardidos, resultantes da incidência de fungos que causam as podridões da espiga, dos principais concorrentes do híbrido atingiu mais de 9%, enquanto o B2702VYHR apresentou somente pouco mais de 1% de grãos com esta característica. Além disso, o material possui um bom empalhamento, dificultando a entrada de umidade e patógenos.
A biotecnologia inserida no B2782PWU, que conquistou a terceira posição entre os híbridos mais plantados no estado, é a PowerCore® Ultra. Ela tem quatro proteínas inseticidas que conferem proteção contra as populações suscetíveis das principais lagartas que atacam a cultura, além de duas proteínas com tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio. Devido à presença das proteínas inseticidas Cry1F, Cry1A.105, Cry2Ab2 e Vip3Aa20, as sementes de milho com PowerCore® Ultra auxiliam na proteção contra: Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Broca-do-colmo (Diatraea saccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpa sp.), Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), Lagarta-preta-das-folhas (Spodoptera cosmioides), Lagarta-armigera (Helicoverpa armigera) e Lagarta-das-vagens (Spodoptera eridania).
O B2782PWU também se destaca pela tolerância ao estresse hídrico e ao complexo de enfezamentos. O material vem conquistando bons resultados na safrinha, além do verão em diversas regiões.
Para levar cada vez mais soluções completas aos agricultores, a Brevant® Sementes e a Corteva oferecem a opção dos híbridos já irem ao produtor tratados com a marca LumiGENTM, que engloba produtos, tecnologias e serviços voltados ao tratamento de sementes industrial. São soluções que atendem às diversas necessidades dos produtores, como fungicidas, inseticidas, bionematicidas e bioestimulantes. Todos os processos de testagem das receitas são realizados dentro do CSAT (Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes) da Corteva.
Todo o portfólio de tratamento de sementes da Corteva está integrado ao Seed Apply Technologies (SAT), que engloba tecnologias que ajudam a maximizar a produtividade e a lucratividade da lavoura, com soluções que proporcionam raízes fortes e saudáveis, favorecendo melhor desenvolvimento da planta, com profissionais especializados em tratamento de sementes, e que desenvolvem produtos com foco em desempenho, qualidade e germinação, ajudando na expressão do máximo potencial produtivo da cultura.