Publicado em 06/05/2024 15h04

Tecnologia quer acessibilizar aplicação por drones

"O objetivo é estender informações de qualidade".
Por: Leonardo Gottems

No evento realizado durante a Agrishow em Ribeirão Preto, o Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC) oficializou uma parceria de inovação tecnológica com a Coopercitrus. Juntos, eles se propõem a levar tecnologia de Aplicação de defensivos agrícolas por meio de Drones para pequenas e médias propriedades. 

A cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, do vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, José Geraldo da Silveira Mello, e do pesquisador científico Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC e responsável pelo desenvolvimento do programa intitulado 'Drones SP'.

“Como se trata de uma tecnologia nova, o objetivo é estender informações de qualidade, que permitam ao produtor e a seus colaboradores obter eficácia no uso do drone para controlar, com segurança, às pragas, doenças e plantas daninhas”, salientou Hamilton Ramos.

O CEA do IAC em Jundiaí-SP, líder em tecnologia de aplicação de agroquímicos na América Latina, recebeu da Coopercitrus equipamentos e treinamento para pilotos de drones. O programa 'Drones SP' está se expandindo no Circuito das Frutas e em propriedades de cooperados da Coopercitrus em diversas culturas. Ele foca na introdução da tecnologia de aplicação por drones em pequenas e médias propriedades, incluindo eventos e dias de campo que abordam conceitos como volume de calda, taxa de cobertura e segurança.

A Coopercitrus, com sede em Bebedouro-SP, é a principal cooperativa do estado na comercialização de insumos agrícolas e uma das maiores do Brasil, com mais de 60 filiais e mais de 35 mil associados em SP, MG e GO. O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do IAC, situado em Jundiaí-SP, é fundamental para a modernização da agricultura brasileira, com pesquisas e serviços em mecanização, agricultura regenerativa e segurança no uso de agroquímicos em uma área de 110 mil m². Atualmente, conduz mais de 30 projetos avançados em várias culturas.

Publicidade