Publicado em 29/04/2024 10h16

Reprodução e sanidade de bovinos leiteiros foram prioridades da Vetoquinol na 17ª Expofrísia

. Superovulação de vacas leiteiras foi tema . Combate a parasitas e outras enfermidades ajudam produtores de leite a ter sucesso na atividade
Por: Redação

 

A Vetoquinol Saúde Animal, oitava maior indústria de saúde animal do mundo, participou da 17ª Expofrísia, entre 25 e 27 de abril, em Carambeí (PR). A empresa levou ao evento soluções para o combate eficaz e seguro de parasitas e micro-organismos que afetam a produtividade de leite e o bem-estar de vacas leiteiras, além de tecnologia em superovulação para potencializar a reprodução do rebanho.

“A Vetoquinol tem atenção à cadeia produtiva de leite, atividade responsável pela produção de 35 bilhões de litros por ano. Com a atenção à saúde e à reprodução, contribuímos para o aumento da oferta desse alimento essencial à população mundial”, destaca Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

Vacas leiteiras sofrem com inúmeras enfermidades que reduzem significativamente a produtividade e o lucro do produtor. Destaque para a ação de vermes gastrintestinais, miíases, mosca-dos-chifres, carrapatos e bactérias, principalmente as causadoras de mastite e doenças respiratórias, como pneumonia, diarreias e infecções urinárias.

“Estudos apontam redução de 12% a 15% da produtividade apenas pelo impacto da mastite.  Esse volume representa o equivalente a 3 bilhões de litros de leite anuais. Na Expofrísia, nosso foco é evidenciar o impacto negativo dos problemas sanitários, oferecendo uma linha completa de soluções que não apenas protegem o rebanho como proporciona bem-estar e conforto aos animais”, completa Coutinho.

O correto processo de reprodução é outro fator imprescindível para evolução da produtividade na pecuária leiteira. Uma das formas mais indicadas de acelerar a multiplicação do rebanho é a superovulação de vacas por meio da coleta óvulos, visando a Fertilização In Vitro (FIV), e de embriões para a Transferência de Embriões In Vivo (TE). Folltropin®-V é o hormônio da Vetoquinol que possibilita a superovulação de doadoras com genética superior.

A empresa também apresentou linha completa de anti-inflamatório, antibiótico, antimicrobiano e endectocida que combatem com eficácia parasitas e outras enfermidades. São eles: Acura®, Forcyl®, Tolfedine® CS, Bullmax® e Novatack® Pour On. “Algumas dessas soluções não afetam a qualidade do leite e são de dose única, o que significa que o leite coletado pode ser consumido no mesmo dia em que os medicamentos foram administrados”, completa Evandro de Oliveira, gerente de produtos da Vetoquinol.

Serviço

Evento: 17ª Expofrísia

Data: 25 a 27 de abril

Horário: dia 25 das 9h30 às 21 horas, dia 26 das 9 horas às 21 horas e dia 27 das 10 horas às 18 horas

Local: Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí, Avenida dos Pioneiros, 4.050, Zona Rural – Carambeí (PR), 84145-000.

¹Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 

 

Publicidade