Publicado em 22/04/2024 20h25

Mercado de carnes vegetais do Brasil chega no bilhão

Proteínas alternativas estão sendo reconhecidas globalmente como soluções para desafios climáticos.
Por: Leonardo Gottems

Foto: Lieblingsburger por Pixabay

Em 2023, o consumo de substitutos vegetais de carne e frutos do mar no Brasil atingiu R$1,1 bilhão em vendas, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. O volume de produtos vendidos cresceu 22%, enquanto o mercado de leites vegetais alcançou R$673 milhões, um crescimento de 9,5%.

Em 2022, houve um aumento significativo nas vendas desses substitutos, com crescimento de 42% para carne e frutos do mar, e 15% para leites vegetais. Essa tendência ascendente vem desde 2021, quando houve um aumento de 30% nas vendas. Projeções sugerem que o setor pode superar US$425,3 milhões em vendas até 2026. Recentemente, o The Good Food Institute lançou relatórios sobre os mercados globais de carne cultivada e alimentos vegetais.

Proteínas alternativas estão sendo reconhecidas globalmente como soluções para desafios climáticos e de segurança alimentar, com um financiamento público similar aos recordes de 2022 e a COP 28 destacando o setor de alimentos como foco estratégico para ações climáticas. Avanços científicos contínuos estão melhorando a produção de proteínas, incluindo a redução de emissões, inovações em carnes vegetais e diminuição de custos na produção de carne cultivada. 

Novas instalações de proteínas alternativas não apenas estão gerando empregos, mas também estão promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão localizadas. O crescimento acelerado desse setor é impulsionado não só por alianças e parcerias estratégicas, mas também pela inovação tecnológica e pelo apoio governamental a iniciativas sustentáveis. Além disso, o aumento expressivo da demanda por proteínas vegetais acessíveis não só está transformando as práticas das grandes empresas e varejistas de alimentos, mas também está criando oportunidades para o surgimento de novos empreendimentos e modelos de negócio centrados na sustentabilidade e na saúde.