Publicado em 22/10/2014 17h39

Fazendas movidas a iPads

Dois exemplos extremos - a maior produtora brasileira de flores decorativas alstroemérias e uma pequena fazenda orgânica perto de Seattle - mostram como a tecnologia sem fio reinventa o agronegócio
Por: FileMaker

A fazenda Brisa do Mar fica a 15 minutos de balsa de Seattle, nos EUA, mas poderia estar em qualquer ponto do Brasil sem tirar nem por – assim como as soluções hi-tech que ela está passando a empregar para avançar seu nível de sustentabilidade e continuar merecendo o rótulo "orgânico" em seus produtos. Além da criação de bovinos e produção de queijo, a fazenda conta com uma pequena vinícola, um frigorífico e um restaurante – tudo à moda antiga, mas com a honrosa exceção de que na Brisa do Mar a tradição se move à base de iPads dotados de softwares criados em FileMaker, plataforma de desenvolvimento que entrega sistemas fáceis de usar e altamente baseados em gráficos e imagens.

Embora diametralmente oposta tanto em sua localização quanto em porte e área de atuação, a receita wireless turbinada por iPads e iPhones é mais ou menos a mesma na Fazenda Lagoa Dourada, a maior produtora brasileira da delicada alstroeméria, uma das flores prediletas para decoração de interiores. Localizada em Andradas, interior de Minas, a Lagoa Dourada também entregou, a exemplo da colega norte-americana, sua gestão a um sistema que permite aos funcionários e proprietários controlar toda a produção de qualquer lugar onde estejam – algo extremamente interessante em uma fazenda, onde a ideia de se mover “em campo” não é só necessidade, mas quase obviedade.

O sistema de gestão da fazenda mineira foi também criado sobre a plataforma FileMaker, que vem se tornando unanimidade no desenvolvimento de softwares de negócios movidos a mobilidade, facilidade de uso e rapidez na implantação e na curva de aprendizado. O software usado na Lagoa chama Sierplant e seu criador, o economista e analista de sistemas Euder Ribeiro, somou no produto não tanto sua experiência como produtor de frutos para exportação no Vale do São Francisco como a expertise da Embrapa, parceira na empreitada.

O resultado foi um sistema que, ao unificar rastreabilidade e gestão agrícola, permitiu à Lagoa Dourada eliminar de um só golpe 100% de retrabalho que tinha para manter essas duas atividades vitais de seu negócio. Ribeiro, que é diretor da software-house ByEuder, explica que a rastreabilidade, condição fundamental para identificar a origem de um produto agrícola, observa todas as etapas da produção – desde o controle de pragas e adubação até irrigação e colheita. Antes da chegada em cena do Sierplant esse diário controle era feito por uma equipe munida de planilhas, pranchetas e impressos destinados apenas a atender às auditorias.

A sacada de Ribeiro foi perceber que as mesmas coisas eram feitas por outra equipe, com outros recursos igualmente importantes, para garantir a gestão da fazenda. “Havia um esforço tremendo, redundante e caro”, diz o desenvolvedor. “Com o sistema, unificamos as informações em um só lugar – e com a vantagem de que, usando uma interface próxima ao dia a dia da fazenda, as atividades podem agora ser planejadas e verificadas a qualquer instante via iPhone ou iPad.”

História americana
Na fazenda Brisa do Mar, em Seattle, a história não foi muito diferente, embora boa parte dos programas tenha sido criada pelo próprio fazendeiro, George Page. Ele, a exemplo dos colegas brasileiros, buscava uma forma de manter sua produção orgânica intocada, mas com custos menores, mais próximos dos conseguidos nas grandes fazendas convencionais. Uma das vantagens vistas por Page foi o custo zero do programa de desenvolvimento FileMaker Go para iPad, que ele baixou gratuitamente da APP Store. Os resultados começaram a surgir tão logo Page pôs no ar os primeiros aplicativos nos iPads dos funcionários para gerenciar produção e vendas – eficiência e lucratividade deram saltos.

Usando o FileMaker Pro junto ao FileMaker Go, Page e seu time estão agora trabalhando na criação de um sistema integrado para interconectar as operações da fazenda. O sistema permitirá acompanhar e interagir virtualmente com os negócios de forma unificada. O primeiro passo foi mudar da gestão baseada em papel para um novo modelo, digital.

"O que estamos fazendo é um sistema de ERP sob medida para um negócio pequeno e cheio de particularidades como é o nosso", diz Page. "Vem sendo mais simples e tomando muito menos tempo do que imaginei. O FileMaker Pro foi uma mão na roda para criar os programas no iPad. Como os aplicativos são muito fáceis de usar e visuais, o pessoal da fazenda está adorando a novidade."

iPad no lugar de prancheta
Em vez de fazer anotações em pranchetas sobre a maturação dos queijos ou tempo de envelhecimento do vinho nas barricas, os funcionários da fazenda agora mantêm um iPad por perto para esses registros. Na operação de laticínios, o FileMaker Go permite que o pessoal acompanhe quase que gota a gota a produção das vacas. Os funcionários registram no iPad resultados de exames de sangue, registros de vacinação e mudanças de peso de cada animal. Os dados são analisados relacionando o custo de alimentação do animal com sua produção na forma de leite e queijo.

Essa é apenas uma das aplicações criadas por Page, que agora as está disponibilizando via FileMaker Go nos iPads dos funcionários. Todas as informações colhidas nos portáteis, tanto na fazenda como fora dela, são instantaneamente sincronizadas e atualizadas no servidor FileMaker.

Na fabricação de laticínios, os funcionários anotam que tipos de leite foram usados para fazer cada variedade de queijo e acompanham os ciclos de envelhecimento. Na adega, o iPad entra no lugar das pranchetas para controlar níveis de álcool, leituras de pH e outros dados de produção, substituindo várias folhas de papel por um só formulário. No açougue da fazenda, pedidos e remessa de cortes personalizados para os clientes, bem como local e momento da entrega, são também acompanhados pelo sistema, o que permite que os entregadores, mesmo longe da fazenda, acessem o banco de dados e tenham tudo em ordem a qualquer hora.

Tanto nas áreas de produção como no restaurante, o formato do iPad é um alívio para o fazendeiro. "Temos uma pequena câmara frigorífica e é preciso entrar lá para acompanhar a produção e conferir a refrigeração", exemplifica. "O espaço é muito apertado e seria terrível um aparelho com teclado, no qual comida ou outras coisas podem ficar enganchadas. A questão de higiene aí vale ouro, e o mesmo ocorre no restaurante."

Futuro em Minas
O que a fazenda norte-americana está prestes a conquistar, quando terminar a integração dos sistemas e chegar ao “ERP rural” dos sonhos de Page, já é realidade em Minas Gerais. Na Lagoa Dourada, o fazendeiro Petrus Jocobus de Wit já tem todos os processos do negócio sendo planejados e organizados no sistema e em seu banco de dados em FileMaker.

Gestão e rastreabilidade desde o plantio até a entrega dos produtos finais brotam nesse momento como floradas virtuais que, ao mesmo tempo, garantem custos menores de produção e maior controle, permitindo que as flores – reais – cheguem antes e em melhores condições a quem mais interessa, o cliente.