Publicado em 08/04/2024 10h00

UPL apoia 180 produtores de uva gaúchos em auditoria para certificação internacional de boas práticas agrícolas

A conclusão desse processo, pioneiro no país, representa um alinhamento importante das vinícolas brasileiras às normas do mercado internacional.
Por: Rafael Iglesias

A UPL, fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, deu suporte técnico a 180 produtores de uva em auditorias necessárias para a obtenção do certificado – ou avaliação de conformidade, conforme a expressão usada originalmente – Local GAP, protocolo de boas práticas derivado do Global GAP. A ação faz parte do Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), desenvolvido no Rio Grande do Sul. A conclusão desse processo, pioneiro no país, representa um alinhamento importante das vinícolas brasileiras às normas do mercado internacional. 

A partir da adoção do protocolo Local GAP – reconhecido em todo o mundo –, os produtores tiveram seus sistemas de gestão de qualidade devidamente avaliados. Além de tópicos relacionados às boas práticas agrícolas, foram verificados o armazenamento de defensivos e outros insumos agrícolas, a qualidade da área, os procedimentos para garantia da segurança (ambiental, dos trabalhadores e do produto final) e os cadernos de campo – utilizados para registrar a rotina do cultivo. 

Rogério Melo, gerente de agricultura sustentável e propriedade intelectual da UPL Brasil, afirma: "Esta é a primeira vez que a avaliação de conformidade é concedida no país, o que redobra a importância da iniciativa e do trabalho desenvolvido pelos agricultores e pelas agricultoras que apoiamos nessa jornada. Ações como esta nos ajudam a chegar mais perto do compromisso da UPL de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos, disseminando boas práticas sem limites ou fronteiras". 

Janine Basso Lisboa, gestora do projeto Local GAP, complementa que a iniciativa demonstra o compromisso e a evolução da cadeia vitivinícola em adotar práticas responsáveis: "A expectativa é que, até abril, todas as empresas e grupos de produtores obtenham suas cartas de conformidade, encerrando com êxito essa primeira etapa e consolidando a certificação Local GAP no país. É um avanço histórico que coloca o Brasil no mapa global da produção de uvas e vinhos de qualidade, respaldado por padrões internacionais reconhecidos". 

PAS Uva – Local GAP 

O objetivo do "PAS Uva – Local GAP" é apoiar e orientar os produtores de uva para avanço dos programas de boas práticas, como forma de possibilitar a obtenção de avaliações de conformidade internacionais. Rastreabilidade vegetal, adequações nas propriedades, redução do risco de contaminação, diminuição do impacto ambiental e monitoramento das condições de trabalho estão entre os requisitos do programa. É importante destacar que todos esses tópicos estão alinhados às demandas dos mercados mais exigentes e da sociedade em geral.  

Além da UPL, o programa envolve o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). Entre os participantes, estão Aurora, Garibaldi, Golden Sucos, Naturasuc, Nova Aliança, Paraíso, Pradense, São João e Tecnovin. 

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar.

Publicidade