O South by Southwest (SXSW), realizado anualmente em Austin, Texas, é um evento de destaque global, reunindo inovação e criatividade. A edição de 2024 continuou essa tradição, destacando-se como um epicentro de troca de ideias e lançamento de tendências em tecnologia, comunicação e entretenimento.
Este ano, o evento abordou a interseção entre inteligência artificial (IA) e criatividade humana, sugerindo que o impacto da IA está apenas começando. Discussões sobre inovação e tecnologia também ocorreram, com potencial impacto no ecossistema agrícola brasileiro.
Especialistas em genética discutiram o potencial da tecnologia de edição de genes (CRISPR) para impulsionar uma alimentação global mais sustentável frente aos desafios das mudanças climáticas. Destacaram os benefícios esperados, como o aumento da resiliência e produtividade de plantas e animais, além de melhorias na nutrição e sabor dos alimentos. A CRISPR está avançada em seu desenvolvimento e possui um potencial transformador em diversas cadeias produtivas.
No setor de mídia alimentar, as discussões destacaram a crescente popularidade da culinária de nicho e estratégias para marcas envolverem audiências interessadas em conteúdo autêntico e divertido. O poder unificador da comida foi ressaltado, com influenciadores demonstrando como a paixão pela culinária pode gerar engajamento nas mídias. No Brasil, onde a produção de alimentos é vital, há oportunidades para fortalecer a conexão entre o agronegócio e a sociedade, aproveitando o potencial produtivo do país.
“Para mim, um dos pontos mais relevantes do evento foi o painel sobre o "Divisor Rural-Urbano", onde se explorou como as marcas podem atuar para unir essas duas realidades, frequentemente vistas como opostas. Com um enfoque na importância das comunidades rurais, o painel apresentou um apelo para que as marcas se tornem agentes de mudança social, utilizando seu poder para promover a integração e a resiliência no setor agrícola, e caminharmos juntos, o rural e o urbano, na construção de uma sociedade mais próspera”, disse Donario Lopes de Almeida, engenheiro agrônomo, jornalista e presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).
Segundo ele, “com um foco renovado em sustentabilidade, transparência e inovação, o Agro pode absorver estas novas ideias e tecnologias para desenvolver estratégias de comunicação que reflitam não apenas as necessidades do mercado, mas também os valores de uma sociedade cada vez mais consciente. O SXSW deixou claro: estamos entrando em uma era de inovação sem precedentes, e o setor no Brasil está bem posicionado para ser um líder nessa transformação”.