Publicado em 28/03/2024 22h04

IA e Cloud são a chave para o sucesso?

A adoção de IA e tecnologias de nuvem visa aumentar eficiência e produtividade.
Por: Leonardo Gottems


Imagem de 
Colossus Cloud por 
Pixabay

Investir em inteligência artificial (IA) e tecnologias de nuvem é crucial para empresas se manterem competitivas e impulsionarem o crescimento na economia digital. Espera-se um aumento nos gastos com essas tecnologias em todo o mundo entre 20% e 25% em 2024, de acordo com um estudo de uma corretora norte-americana. 

No final do ano passado, a adoção da IA focada no consumidor aumentou especialmente em serviços de nuvem, como AWS da Amazon e Azure da Microsoft. A interconexão entre essas tecnologias continua a crescer, e avanços em chips e GPUs prometem tornar mais rápida e eficiente a execução de sistemas e aplicações em ambientes remotos.

“Há números que corroboram esse otimismo. De acordo com um levantamento recente, os gastos globais com tecnologia da informação (TI) chegarão a US$ 5,1 trilhões neste ano – aumento de 8% em relação a 2023. No topo da cadeia para explicar esse crescimento expressivo estão os custos com os provedores de serviços de nuvem e uma maior utilização dessa tecnologia por um número maior de empresas – companhias pequenas e médias já estão no radar desse ecossistema que, em até seis anos, deverá englobar quase a totalidade dos negócios’, comenta Alessandro Buonopane, CEO Brasil da GFT Technologies.

A adoção de IA e tecnologias de nuvem visa aumentar eficiência e produtividade, liberando colaboradores para atividades mais criativas. A escalabilidade na nuvem permite acompanhar demandas descentralizadamente. Em um ambiente de negócios competitivo, gestores buscam constantemente vantagens e inovações, onde a nuvem e a IA facilitam essa adaptação de forma eficiente e com custos operacionais reduzidos, promovendo enriquecimento de dados e machine learning.

“Essa oportunidade de personalização de ofertas e de soluções que tragam maior satisfação aos clientes, aliás, é um dos aspectos que mais animam tomadores de decisão – um levantamento feito com 4.702 CEOs em 105 países (incluindo o Brasil) indicou que sete em cada dez executivos brasileiros enxergam a IA Generativa como mola impulsionadora para o desenvolvimento de novas habilidades para a maior parcela da sua força laboral. E muito disso já passa pelas interações de maior qualidade entre empresas e seus clientes, com base nas preferências e comportamentos individuais”, indica.

Publicidade