Publicado em 11/03/2024 18h09

Estratégia é abrir comércio nos Estados Unidos

Missão comercial incluirá setores como Proteína Animal, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Mineração e Tecnologia.
Por: Leonardo Gottems

A ApexBrasil procura ampliar a participação do Brasil no comércio com os países da América do Norte, focando nos Estados Unidos e Canadá, considerados estratégicos para as exportações brasileiras. Liderada pelo presidente Jorge Viana, a agência realizará uma extensa programação em Washington DC de 12 a 15 de março, buscando fortalecer os negócios por meio de encontros com Setores de Promoção Comercial e secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Agricultura. Apesar da abertura para novos mercados em outros continentes, os Estados Unidos e o Canadá são vistos como uma grande prioridade na balança comercial.

Os EUA são a maior economia mundial e o segundo maior parceiro comercial do Brasil, exportando US$ 36,9 bilhões em 2023, com crescimento anual médio de 5,5% desde 2019. O investimento estrangeiro direto dos EUA no Brasil aumentou 48% em 2021, alcançando US$ 206,2 bilhões, o maior valor anual entre 2012 e 2021. O Canadá, como 10ª maior economia global, também é um importante parceiro, registrando um recorde de exportações brasileiras em 2023, totalizando US$ 5,8 bilhões. Seu investimento direto no Brasil cresceu US$ 3,9 bilhões em 2021, um aumento de 19,7% em relação a 2020, colocando o país como o 11º maior investidor no Brasil.

A missão comercial incluirá setores exportadores como Proteína Animal, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Mineração e Tecnologia. A ApexBrasil, que tem sido fundamental para mais de 17 mil empresas parceiras nacionais no mercado internacional, visa facilitar novos negócios durante a viagem. Ao longo de quatro dias de programação, que envolvem encontros com parlamentares, empresários e investidores dos EUA e do Brasil, Jorge Viana e sua equipe abordarão temas específicos, como agronegócio, oportunidades comerciais, inovação e sustentabilidade com startups.

Publicidade