Conforme estimativas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB do agro brasileiro ficou perto de R$ 2,62 trilhões em 2023, o que corresponde a quase um quarto de toda a riqueza produzida pelo Brasil no ano passado.
No entanto, para sobreviver em um mercado extremamente competitivo, é necessário estar permanentemente inovando. E foi pensando nisso que a Produce, maior força de vendas do agro no Brasil, resolveu inovar e implantou no mercado agrícola um modelo comercial inovador que está revolucionando a forma de comprar e vender no campo. “O agro funciona muito na base do relacionamento. O agricultor compra com base na confiança e a nossa plataforma de vendas foca no conceito de empreendedorismo social”, explica Guilherme Trotta, Cofundador da Produce. E completa: “Somos pioneiros num modelo de negócio que não só muda o jeito do agricultor ter acesso aos insumos no campo, encurtando a cadeia, mas também oferece excelentes oportunidades de ganhos para os consultores”.
A proposta, que tem como principal estratégia encurtar os laços com os agricultores, visa encurtar também os intermediários da cadeia de vendas, proporcionando condições e preços diferenciados. Para demonstrar na prática a expansão desse modelo, a Produce criou o Conexão Agro Produce, uma série de eventos gratuitos que vem percorrendo as principais regiões produtoras do país. Depois de passar por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Conexão Agro chega a Imperatriz, no Maranhão, onde no dia 29 de fevereiro, o modelo de negócio será apresentado em um evento gratuito, às 19h, na ACII - Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz.
Para atrair cada vez mais consultores, a Produce oferece premiações diferentes para cada produto, assim as margens são bem superiores às praticadas no mercado. “Encurtamos a cadeia de valor, é uma venda direta do fabricante para o agricultor. Não tem revenda, não tem nada. Assim podemos pagar uma margem maior para o consultor”, destaca Trotta.
O modelo de negócio encontrou um terreno fértil no agro para crescer e vem atraindo muitos profissionais do campo. Criada em 2019, a Produce já conta com mais de nove mil consultores cadastrados no Brasil, os chamados “Producers”, que fazem a venda direta. Um dos mais recentes consultores é Diener Junior Soares da Silva, de Dourados / MS, que conheceu o novo modelo através do Conexão Agro e decidiu investir no projeto. “Atuo como comprador de grãos e vi na Produce uma oportunidade de negócios pessoal, para meu portfólio e meu desenvolvimento financeiro. É uma proposta inovadora, que traz para nós do agro, uma nova forma de realizar negócios, agregando produtos ao agricultor".
Os interessados em participar do evento podem obter mais informações através do link: https://chat.whatsapp.com/CLD5Huj9mq91meKcDCfNeb
Sobre a Produce
A catarinense Produce, pioneira no Brasil no uso do sistema de venda direta para a comercialização de produtos agrícolas, foi criada em 2019, em Chapecó (SC). Para atingir uma abrangência nacional a empresa contou com um aporte de R$ 100 milhões de um family office. Em 2023, a empresa fechou o ano com crescimento acelerado e vendas quatro vezes maiores, em comparação com o ano anterior. A Produce conta hoje com sete centros de distribuição, localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.