Os produtores de soja enfrentaram alta infestação de pragas na safra que está sendo colhida, com importantes prejuízos na produtividade do mais importante cultivo agrícola do país. Pesquisa da consultoria Agroconsult – divulgada no podcast PodSafra –, informa aumento de 40% na infestação de percevejo-marrom e 29% de mosca branca.
A UPL, provedora global de soluções agrícolas sustentáveis, recomenda o uso de modernas tecnologias de combate à ação das pragas para evitar proteger as lavouras e evitar perdas econômicas.
Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, explica que "essas pragas são potencialmente preocupantes. Elas atingem diretamente as plantas, prejudicando a qualidade das sementes e reduzindo a produtividade como um todo. Por consequência, causam perdas de até 30% na colheita de soja. Os prejuízos superam R$ 12 bilhões por ano".
Além disso, a mosca-branca libera uma substância açucarada, que cobre as folhas das plantas, criando um ambiente propício para o crescimento de fungos, que também causam graves prejuízos.
O engenheiro agrônomo Leandro Valerim, gerente de inseticidas da UPL Brasil, recomenda: "A melhor estratégia de controle é o manejo de pragas com insumos modernos, eficazes e testados cientificamente".