Publicado em 11/02/2024 14h37

EUA começa a monitorar gripe aviária

Análises estão sendo feitas no Kansas.
Por: Leonardo Gottems

Imagem de Melanie por Pixabay

Especialistas em saúde animal do Departamento de Agricultura do Kansas estão monitorando uma zona de 19 quilômetros ao redor de duas instalações centrais do Kansas depois que a agência identificou a presença da gripe aviária altamente patogênica.

A agência estatal anunciou na terça-feira que membros do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos EUA encontraram casos de gripe aviária, ou HPAI, em duas instalações de postura de ovos, uma no condado de McPherson e outra no condado de Rice. O número total de casos no Kansas neste outono é agora de cinco, com 21 casos no estado desde que as autoridades ambientais notaram o início do surto no ano passado.

Funcionários da KDA afirmaram em comunicado que os trabalhadores de ambas as instalações imediatamente entraram em contato com a agência ao identificar sinais clínicos da gripe aviária em suas populações de aves. Ambas as instalações intensificaram suas medidas de biossegurança no último ano para lidar com o aumento dos casos de Gripe Aviária Altamente Patogênica (GAAP). As áreas afetadas foram colocadas em quarentena, e as aves infectadas foram sacrificadas humanamente para evitar a propagação da doença.

Além da quarentena, os funcionários da KDA estabeleceram uma zona de vigilância de 20 quilômetros ao redor das áreas onde as aves infectadas foram encontradas. Outras fazendas e propriedades nessa zona não podem movimentar aves ou produtos avícolas sem permissão da KDA. Os especialistas em saúde animal da agência estão entrando em contato com os proprietários de aves da região para mantê-los atualizados sobre a situação e educá-los sobre os sintomas da GAAP.