Publicado em 22/10/2014 16h05

Rússia proíbe totalmente importação de frutas e vegetais da Ucrânia

Em comunicado, serviço russo de vigilância sanitária citou a falta de rótulos nesses produto, o que levantava dúvidas sobre a origem dos produtos
Por: Estadão Conteúdo

ucra

A Rússia vai proibir a importação de todas as frutas e vegetais da Ucrânia a partir desta quarta-feira (22/10), informou nesta terça-feira o serviço russo de vigilância sanitária, conhecido como Rosselkhpznadzor. Antes do anúncio desta terça, a Rússia já tinha proibido importações de produtos como soja, farelo de soja, girassol, farinha de milho, batatas, cerveja, destilados, doces, chocolates e laticínios do país vizinho. 

A medida foi uma resposta às sanções impostas à Rússia pelo Ocidente devido ao envolvimento do país na crise na Ucrânia. Em comunicado, o Rosselkhpznadzor citou a falta de rótulos em frutas e vegetais da Ucrânia, o que, de acordo com o serviço de vigilância sanitária, levantava dúvidas sobre a origem dos produtos.

Segundo Moscou, a falta de rótulos poderia ser uma forma de produtores da União Europeia contornarem as sanções russas à importação de frutas e vegetais da UE, dos Estados Unidos e de outros países ocidentais. As exportações ucranianas para a Rússia caíram 23% no primeiro semestre deste ano, refletindo as barreiras comerciais impostas pelo país. De acordo com estimativa do Banco Nacional da Ucrânia, a queda em todo o ano pode chegar a 35%.