Publicado em 24/01/2024 20h01

Tratores completamente autônomos até 2030

A IA especialmente a visão computacional e a aprendizagem automática são essenciais para ajudar os produtores a enfrentar estes desafios.
Por: Agricultura A a Z

O que a maior empresa de máquinas agrícolas do mundo pensa sobre IA? Desde o seu primeiro arado, a John Deere tem o objetivo de ajudar os produtores a fazer mais com menos para atender a demanda da nossa população cada vez maior. Dentro deste cenário estão os desafios das mudanças climáticas, terras agricultáveis cada vez mais escassas, bem como falta de mão de obra.

A IA especialmente a visão computacional e a aprendizagem automática são essenciais para ajudar os produtores a enfrentar estes desafios. A visão computacional ajuda os produtores a ver além da capacidade humana, e o aprendizado de máquina os ajuda a tomar decisões mais precisas em uma escala tremenda.

O melhor exemplo disso é na John Deere é a tecnologia See & Spray. Para manter a lavoura crescendo e expressando todo seu potencial, os produtores devem controlar as plantas daninhas porque elas competem com a lavoura em nutrientes, espaço físico, umidade, dentre outros aspectos. Antes da IA, os produtores tinham de pulverizar todo o campo para se livrarem das plantas daninhas. Mas hoje, o See & Spray pode detectar onde cada planta daninha está no campo e aplicar o herbicida somente onde for necessário. E a máquina continua a aprender sozinha com imagens coletadas para se tornar ainda mais precisa em novos cenários, como novas condições de campo, diferentes estágios de crescimento das plantas e doenças de plantas.

À medida que a IA continua a evoluir, criaremos máquinas mais inteligentes, mais eficientes e mais automatizadas. Eles ajudarão os produtores a cuidar de cada planta em cada metro quadrado de seu campo. Isso tornará cada trabalho na propriedade mais produtivo e lucrativo. A IA também nos ajudará a alcançar o nosso objetivo de criar um ciclo de produção totalmente autónomo para os produtores de milho e soja até 2030. Isto significa que as culturas podem ser plantadas, pulverizadas e colhidas com tecnologia autônoma. 

É importante ressaltar que também as empresas estão desenvolvendo essas soluções para máquinas que já estão em campo, para torná-las mais produtivas. Um exemplo disso é a capacidade de modernizar a tecnologia See & Spray em um pulverizador construído em 2018. Com esta abordagem, os produtores com máquinas mais antigas podem se beneficiar das tecnologias mais recentes a um custo inicial mais baixo e pagar apenas pelo upgrade. Isto torna mais fácil para os produtores adotarem e implementarem novas tecnologias.

Os produtores são os gestores de suas terras e sabem que é importante protegê-la para as gerações futuras. As novas tecnologias ajudam a atender às demandas atuais sem sacrificar a sustentabilidade.

Para cientistas de dados, engenheiros de software e outros pesquisadores de TI que estão a considerar a sua próxima mudança de carreira, há muitas oportunidades no agro – porque todas as empresas de maquinas estão investindo nesse segmento.