A Grão Direto, a maior plataforma digital de comercialização de grãos na América Latina, apostou nos serviços de gestão de infraestrutura de cloud da Teltec, empresa 100% brasileira especializada em consultoria e serviços avançados de TI, para ter mais transparência do ambiente em cloud. Como resultado, a startup conquistou mais previsibilidade de custo, alta disponibilidade, mais proteção de dados e confiança para crescer o dobro em 2024.
“O apoio da Teltec foi importante em todo nosso processo. Avançamos em maturidade de gestão de infraestrutura de cloud, tornamos nosso ambiente mais seguro, com previsibilidade, além de conhecer mais os recursos e as alternativas possíveis”, disse Fred Marques, fundador e CTO da Grão Direto. A empresa começou a utilizar os serviços Microsoft em 2021, quando ingressou no programa “Microsoft for Startups Founders Hub”.
“Foi um momento de muito crescimento. Quando entramos, tínhamos oito ambientes de produção, e hoje temos quase 40. Suportados pelo serviço da Azure, vivemos um grande crescimento da empresa e da infraestrutura tecnológica. Tivemos a oportunidade de fazer isso em um programa de aceleração e ter essa chance de testar tecnologias sem o ônus de custo foi muito importante para nós”, avalia Fred. Finalizado o programa, a startup precisava de auxílio na aquisição das tecnologias necessárias e gestão dos serviços, até então, conduzidos pelo projeto.
“Continuar com a Microsoft era uma opção, mas precisávamos de apoio de uma consultoria especializada, para condução da negociação de valores com a fabricante e no suporte dos serviços em si. Além disso, o fim do programa coincidiu com o aumento dos nossos usuários em cloud, por isso tínhamos o desafio de conquistar, ainda mais, qualidade na gestão de todos os dados. Foi, então, que fomos para o mercado buscar nossas parcerias e empresas que tinham boas relações com startups e, após um esse processo de busca, escolhemos a Teltec”, explica Fred.
Fred explica que, desde o início, o time comercial da Teltec entendeu os objetivos da Grão Direto, que precisava de transparência e previsibilidade de custo em cloud. A equipe técnica se atentou a cada detalhe, olhou para cada ambiente, viu quanto custaria toda a migração e auxiliou em tudo o que foi possível.
Logo nos primeiros meses, o novo ecossistema da Grão Direto levou mais tranquilidade à operação da empresa. “Temos um aplicativo que é usado o dia inteiro, por milhares de pessoas, com alto volume de transações, e não sofremos com indisponibilidade”, conta Fred. Segundo ele, o nível da gestão de dados também foi alavancado, permitindo que a empresa sintetize dados, com segurança, de diferentes organizações, muitas delas grandes e concorrentes entre si.
Além disso, o serviço elevou o nível da precificação dos grãos e de outros processos robustos, que contam com conexão em tempo real com diversas fontes de dados com fluxo considerável de informações. Outros serviços – como inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental – também foram impactados positivamente.
Recentemente, startup começou a utilizar a Inteligência Artificial (IA), também com o apoio da Microsoft e Teltec, para melhorar processos internos e gerar valor para o usuário final e já tem colhido resultados bastante significativos. Apelidada de AIrton, a IA da Grão Direto é capaz de analisar os mais diversos tipos de contratos para extrair as informações mais relevantes, identificar padrões, economizar horas de trabalho manual, entre outros benefícios.
“A Teltec tem uma equipe muito qualificada, técnica, certificada e muito experiente. Está sempre próxima de nós, acompanhando nossos processos, monitorando, analisando o que pode ser melhorado. Isso traz um alto nível de confiabilidade e segurança. Além disso, participamos dos eventos, alguns organizados conjuntamente, que proporcionam uma grande troca de experiências, networking e fortalece ainda mais nossa parceria. Temos muito objetivos e metas para 2024, contamos com a Teltec para continuar nos apoiando durante essa trajetória”, finaliza Fred.
Com mais de 30 anos de mercado, a Teltec Solutions é uma empresa 100% nacional que fornece soluções, serviços e consultoria de Tecnologia da Informação, com ênfase em cloud computing, segurança da informação e conectividade com atuação em todo Brasil e escritórios em São Paulo (SP), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) Cuiabá (MT) e Recife (PE).
A companhia oferece as mais inovadoras soluções de TI, por meio de parcerias com grandes players globais como, Cisco, F5, Fortinet, Microsoft, Palo Alto e outros grandes fabricantes, juntamente com um portfólio de serviços gerenciados próprios que incluem um SOC (Security Operations Center).
Com uma estratégia diferenciada que une o que há de melhor em pessoas, processos e ferramentas, colocando o cliente no centro de todas as suas iniciativas, a Teltec Solutions conta com mais de 250 colaboradores altamente capacitados para prestar um atendimento personalizado aos seus mais de 1000 clientes e soma mais de 320 certificações, entre elas a ISO 27001, ISO 20.000 e ISO 37.001
Há sete anos, a Teltec Solutions figura na lista do Great Place To Work (GPTW).