Os preços do açúcar se recuperaram em Nova York, com o fortalecimento do real brasileiro, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O açúcar mundial março NY #11 (SBH24) fechou na quinta-feira em alta de +0,35 (+1,63%), para 21,76 centavos de dólar por libra-peso. O açúcar branco março London ICE #5 (SWH24) fechou em alta de +9,80 (+1,60%), para US$ 622,90 a tonelada”, comenta.
“Os preços do açúcar recuperaram hoje das perdas iniciais e fecharam em alta, uma vez que a força do real brasileiro, a moeda brasileira subiu para uma alta de 1 semana em relação ao dólar, desencorajando as vendas de exportação dos produtores de açúcar do Brasil. O fortalecimento do petróleo, que melhora a competitividade relativa do etanol, também deu suporte às cotações”, completa.
Além disso, a União da Indústria de cana-de-açúcar (Unica) divulgou anteriormente que as usinas do Centro-Sul processaram 4,87 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na segunda metade de dezembro último, registrando um aumento significativo de 79,87% em comparação com o mesmo período do ano anterior, no qual foram processadas 2,71 milhões de toneladas. No que diz respeito à produção de açúcar, houve um crescimento de 35,63% na mesma comparação, elevando-se de 173,83 mil toneladas para 235,76 mil toneladas.
“Conforme relatório da Unica, operaram na segunda quinzena de dezembro 100 unidades produtoras na região Centro-Sul, das quais 85 unidades com processamento de cana. Em igual período da safra anterior, operaram 49 unidades produtoras”, conclui a consultoria agroeconômica neste encerramento de semana.