Publicado em 10/01/2024 21h03

Projeções para safra mundial de soja em 2023/2024

Provável redução da produção de soja.
Por: Leonardo Gottems

O relatório mais recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) projetou a safra mundial de soja em 2023/24 em 398,88 milhões de toneladas, uma ligeira redução em relação à previsão anterior de 400,42 milhões de toneladas. Além disso, os estoques finais foram ajustados para 114,21 milhões de toneladas, um pouco abaixo das expectativas do mercado, que estimavam 112,9 milhões de toneladas.

Nos Estados Unidos, a projeção para a safra de soja permaneceu inalterada em 112,4 milhões de toneladas. No entanto, para o Brasil, o USDA reduziu a estimativa para 161 milhões de toneladas, cortando dois milhões de toneladas em relação à estimativa anterior. 

De acordo com Rafaela Debiasi, especialista em investimentos para o segmento agro há mais de dez anos, o plantio da safra 2023/24 de soja no Brasil estava em 90,9% da área estimada de 45 milhões de hectares até a última atualização. “Embora esse número represente um progresso em relação ao mês anterior, ainda está abaixo dos níveis do ciclo passado e da média histórica das últimas cinco temporadas. Alguns estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, já concluíram o plantio”, afirma. 

Segundo a especialista, o clima desempenha um papel significativo na produção de soja no Brasil. “O excesso de chuvas no Sul e a falta de umidade no centro-norte do país têm afetado a produtividade da safra. Essas condições climáticas adversas resultaram em replantio em várias áreas, contribuindo para a redução da estimativa de produção da Conab, que agora está em 160 milhões de toneladas”, explica. 

Outro ponto importante mencionado por Rafaela é que a China, um dos maiores importadores de soja do mundo, deverá importar 102 milhões de toneladas em 2023/24. “É um aumento em relação às 100 milhões de toneladas estimadas anteriormente. Isso indica uma demanda crescente por soja no mercado chinês”,  finaliza. 

Publicidade