De acordo com informações da TF Agroeconômica, os preços da soja devem cair num futuro próximo, o que torna uma vantagem vender o mercado físico e usar o dinheiro para compras à vista. Isso porque a compra à vista pode gerar alguns descontos e ser mais vantajosa.
“Voltamos a dizer que a tendência dos preços da soja para todo o período de 2023/24 é de preços mais baixos que os do ano anterior, devido ao aumento da oferta e manutenção da demanda. Então, nossa recomendação continua sendo a de vender o físico assim que colher (a partir do final de janeiro,início de fevereiro) e usar o dinheiro para fazer as compras à vista e obter descontos, reservando entre 8%e12% para colocar ordens de Stradle para MAR25, que lhe darão ganhos tanto se o mercado cair, como eventualmente subir até o final do período. Temos certeza de que você vai se surpreender positivamente com o resultado”, comenta.
Os fatores de alta são os cortes das estimativas para a safra do Brasil e as boas vendas semanais dos Estados Unidos. “Contudo, a menor delas ainda é igual ou maior do que a produção do ano passado, o que significa que, no final das contas, a oferta mundial será maior na presente temporada. Além disso, o aumento de quase 21 MT da safra argentina que deve passar para 56MT,produzidas nesta safra, compensará largamente qualquer “quebra” da safra brasileira”, completa.
“Ontem, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que exportadores do país relataram vendas de 1,99 milhão de toneladas da safra 2023/24, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 14 de dezembro. O volume representa alta de 84% ante a semana anterior e de 51% em relação média das quatro semanas anteriores ", indica.
Para os fatores de baixa, se destacam o avanço da safra da Argentina e os fundos de investimento que diminuíram suas apostas na alta dos preços de soja na Bolsa de Chicago(CBOT) na semana encerrada em 19 de dezembro. “De acordo com dados da Comissão de Negociação Futuros de Commodities (CFTC) divulgados nesta sexta-feira, a posição líquida comprada caiu 66,97%no período, de 31.747 lotes”, conclui.