O Indicador diário paulista do etanol hidratado encerrou esta sexta-feira com alta de 1,18%, segundo a TF Agroeconômica. Essa valorização aumentou o preço da saca de 50 Kg do açúcar cristal de R$ 147,16/sc para R$ 148,90/sc. “Assim como vem sendo ressaltado em alguns relatórios, o mercado nacional do adoçante vem seguindo a tendência de preço do mercado internacional”, comenta.
“A significativa participação do Brasil na exportação tem influenciado os preços do spot paulista a caminharem lado a lado com o mercado externo. O aumento de hoje, especificamente, pode ser um reflexo da pausa de produção da entressafra, que também tem limitado maiores quedas de preço e impulsionado os valores praticados no mercado físico de São Paulo”, completa.
Segundo Análises Agrícolas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a moagem de cana-de-açúcar evoluiu sem grandes problemas ao longo de 2023/24, e dados oficiais evidenciam que as produções de etanol e de açúcar foram elevadas nesta atual safra. Nesse cenário, os preços dos biocombustíveis seguem enfraquecidos no mercado spot do estadodeSãoPauloetambém nos demais estados da região Centro-Sul.
“Segundo a União da Indústria de cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), foram processadas 619,3 milhões de toneladas de cana na região Centro-Sul desde início da temporada atual (em abril/23) até o encerramento de novembro/23, crescimento de 15,9%frente ao mesmo período do ciclo 2022/23. De etanol, foram produzidos 29,85 bilhões de litros na parcial da atual safra, sendo 17,71 bilhões de litros de hidratado e 12,14 bilhões de anidro, com respectivos avanços de 14,74%e de 7,94% frente à temporada anterior”, conclui.