Desde sua fundação em 1971, a indiana SML Limited se dedica a desenvolver e promover soluções mais sustentáveis e avançadas para a agricultura mundial, sempre focada em alta tecnologia em todos os produtos nutricionais, defensivos e biológicos. Exportando para mais de 80 países, com um faturamento global de U$300 milhões/ano, a multinacional acaba de dar mais um importante passo. A companhia anuncia sua chegada ao mercado brasileiro com investimentos iniciais de U$10 milhões.
Fábrica da SML em Panoli (Gujarat), índia
A entrada da multinacional no Brasil será o primeiro passo de uma audaciosa estratégia de expansão por toda a América Latina. A previsão de faturamento somente no País, até março de 2024, é de U$5 milhões. Segundo Vitor Raposo, presidente da SML do Brasil, o primeiro objetivo é crescer no mercado brasileiro, onde estão iniciando as operações, que além de ser o maior país agrícola, é o mais importante na Latam. “Nosso foco inicial no Brasil é nas culturas intensivas, irrigáveis e em cana-de-açúcar. Estamos desenvolvendo as linhas de nutrição, defensivos e biológicos, traremos soluções inéditas e protegidas por patente, que irão contribuir para uma agricultura moderna e sustentável”, disse.
Ainda segundo o executivo, na medida que os negócios avançarem em solo brasileiro, a empresa irá expandir sua atuação também para outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Bolívia. “A projeção da SML na América Latina é de expressivo crescimento orgânico e através de aquisições. Para suportar todo esse avanço, faremos aquisições e contratações ao longo desses próximos cinco anos”, reforçou.
A SML como multinacional indiana possui expertise no desenvolvimento de formulações e apresenta-se como uma excelente alternativa para mitigar o risco de dependência da China. Seus números impressionam, atualmente conta com 1.800 colaboradores, mais de seis unidades fabris, mais de 250 produtos no mercado e já ultrapassou a marca de 380 patentes. Seu crescimento também chama atenção na casa dos dois dígitos. De 1995 até 2021 avançou anualmente 22% e até 2025 a projeção é de aumento de 15% ao ano.
Um dos laboratórios da SML
Segundo Raposo, a SML tem a ambição de ser conhecida como um provedor de soluções tecnológicas e sustentáveis para uma agricultura moderna e responsável, juntos aos principais atores do mercado brasileiro, como por exemplo, mas não se limitando, aos distribuidores, cooperativas, consultores e principalmente agricultores. “Somado a isso, estamos trazendo tecnologia indiana para a pujante agricultura brasileira, resultando em soluções disruptivas, de qualidade e em harmonia com a natureza”, finaliza o presidente da companhia.