Publicado em 02/12/2023 16h00

Renda agrícola dos EUA será uma das maiores

Este é o terceiro ano consecutivo de rendimentos agrícolas extraordinariamente elevados.
Por: Leonardo Gottems

A renda agrícola líquida dos EUA será de US$ 151 bilhões, mais forte do que o esperado este ano, o segundo maior total já registrado, estimou o Departamento de Agricultura na quinta-feira. Este valor é cerca de 10 mil milhões de dólares superior à previsão de Agosto e deve-se principalmente à redução de custos por parte dos produtores, auxiliada por preços mais baixos de fertilizantes, combustíveis e rações.

Embora o rendimento agrícola líquido, um indicador amplo da rentabilidade, diminuísse drasticamente em relação ao recorde de 182,8 mil milhões de dólares de 2022, ficaria muito acima da média de 10 anos de 101,5 mil milhões de dólares. “Um dos melhores anos já registados para o sector agrícola em geral”, disse o secretário da Agricultura,  Tom Vilsack .

Embora as despesas de produção este ano sejam as mais elevadas de sempre, os agricultores e pecuaristas estão a gastar 3% – 14,6 mil milhões de dólares – menos do que o previsto em Agosto. A redução mais do que compensou um ligeiro declínio nas receitas agrícolas e pecuárias, deixando mais dinheiro no banco e um rendimento global mais elevado.

Este é o terceiro ano consecutivo de rendimentos agrícolas extraordinariamente elevados, um factor no debate sobre os elementos da nova lei agrícola. Grupos agrícolas dizem que as despesas cada vez maiores justificam um aumento nos subsídios como abrigo contra os inevitáveis ??tempos difíceis numa indústria cíclica onde os preços das matérias-primas estão atualmente em declínio. A administração Biden opõe-se a um potencial ataque ao financiamento da mitigação climática para pagar subsídios mais elevados.