Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas últimas três décadas a pecuária bovina no Brasil registrou um crescimento de 40% no rebanho em todo o país. Neste cenário, as regiões Norte e Nordeste foram as que mais se destacaram, com avanço de mais de 100% no número de cabeças de gado nesse período. A região é formada por 16 estados que concentram 87 milhões de bovinos, ou 39% do plantel nacional, estimado em 225 milhões de cabeças.
Para contribuir ainda mais com este crescimento, os pecuaristas não somente dessas duas importantes regiões, mas também de todo Brasil, já têm disponível o novo app Negócio Animal. A plataforma surgiu para ajudar compradores que buscam animais para acelerar o melhoramento genético em suas propriedades, por meio de reprodutores de genética superior. “Muitos pecuaristas têm feito longas viagens do Nordeste para o Centro-Oeste ou Sudeste em busca de bovinos. Com a nossa solução estes vão economizar muito tempo, pois podem acessar vendedores de todo o país em poucos cliques sem precisar se deslocar, de forma totalmente segura”, diz Gustavo Pereira, CEO e investidor da empresa.
Na prática, o Negócio Animal digitaliza todo o processo de transações, ampliando aos usuários esse raio de compras e vendas. “Até agora os compradores ficaram limitados às negociações locais. Além de não ter qualquer tipo de garantia. Viemos para mudar isso, aumentar o leque de opções a nível Brasil, proporcionando toda a segurança que as operações precisam, tanto ao vendedor quanto ao comprador, afunilando os riscos de golpes por pessoas más intencionadas”, reforça o executivo.
Para navegar e fazer interações básicas na plataforma, favoritar ou comentar, basta apenas baixar o aplicativo na App Store ou Google Play Store e fazer um cadastro inicial, e que é bem simples. Entretanto, para cadastramento de animais ou compra, a ferramenta é mais criteriosa e exige confirmações importantes do usuário para validação, como por exemplo, a prova de vida, sistema semelhante ao já utilizado pelas instituições financeiras. Nessa etapa é solicitado uma foto com o documento de identidade e em seguida o app grava um vídeo do rosto para que tecnologicamente haja a comparação e confirmação dos dados.
Outro ponto forte da plataforma é a análise de crédito do comprador. O sistema realiza automaticamente uma avaliação de score do interessado. Este pode aumentar conforme os pagamentos são feitos na data correta, determinando uma boa avaliação. “Quanto maior o score do usuário, mais benefício ele tem, conquistando a possibilidade de parcelamento. Além disso, é muito importante destacar que após concretizar a negociação, o dinheiro do pagamento feito pelo comprador não vai direto ao vendedor e sim passa para uma conta digital. O montante permanece lá e a transferência acontece automaticamente a partir do momento que a venda é de fato sinalizada como concluída pelas duas partes envolvidas” reforça Pereira.