Após um progresso semanal de 2,5 pontos percentuais, a colheita de trigo da Argentina Cobre 9,3% da área apta. O rendimento médio nacional é de 11 qq/Ha, totalizando 595 mil toneladas até agora. Apesar das chuvas recentes, elas não conseguiram compensar os danos causados pelas geadas e pela seca durante o ciclo de cultivo. A projeção de produção nacional atual cai para 15,4 MTn (800.000 toneladas a menos do que a projeção anterior), com possíveis ajustes futuros devido à avaliação de danos em algumas áreas e previsões de temperaturas baixas.
Imagem Bing IA
A falta de umidade e as baixas temperaturas atrasaram o plantio de girassol, resultando em uma redução na área de cultivo para 1,85 milhão de hectares, uma queda de 21,3% em relação ao ano anterior. Até o momento, 51,9% dessa área foi plantada.
O plantio de milho comercial teve um avanço de 1,4 pontos percentuais, com 23,4% da área nacional plantada, apresentando um atraso em relação à média dos últimos cinco anos. A chegada das chuvas incentivou o plantio de milho de data mais precoce, enquanto a região central do país aguarda o início do plantio tardio no final de novembro.
Mais de 39% da área de cevada está na fase de floração a nível nacional, com o sudeste da província de Buenos Aires tendo mais de 30% de seus campos nessa fase. No entanto, as geadas ocorridas em meados de outubro podem impactar na produção, pois muitos campos estavam na fase de espigação quando ocorreram as geadas. Na cevada, mais de 39% das plantações de cevada estão na fase de floração, e mais de 13% estão na fase de enchimento de grãos. Além disso, no sudeste da província de Buenos Aires, mais de 30% das plantações estão na fase de floração.