Publicado em 03/11/2023 14h07

Viticultura regenerativa ganha destaque na Argentina

No Chile, a Concha y Toro está experimentando com abordagens regenerativas.
Por: Leonardo Gottems

Produtores renomados em todo o mundo estão adotando técnicas de viticultura regenerativa, que buscam aumentar a retenção de carbono no solo ao abandonar a aração, preservando micróbios e insetos benéficos. Uma abordagem regenerativa é essencial para reverter o dano causado aos solos agrícolas e tornar a viticultura sustentável, sem efeitos prejudiciais na qualidade das uvas.


Imagem de 
Jill Wellington por 
Pixabay

Em particular, pode-se confirmar que alguns produtores famosos de vinho em larga escala estão adotando abordagens regenerativas, o que demonstra que isso pode ser praticado em grande escala. Por exemplo, a Jackson Family Wines se comprometeu a converter todas as suas vinhas em técnicas regenerativas até 2030, enquanto a Torres está avançando com uma abordagem em mais de 500 hectares de vinhas orgânicas, e a Moët Hennessy também está adotando essa filosofia. Isso está acontecendo na Provença, em sua propriedade Château Galoupet, mas também está sendo experimentado em Champagne, enquanto a propriedade argentina do grupo, Terrazas de los Andes, obteve o status de Certificado Orgânico Regenerativo, junto com a Chandon Argentina.

No Chile, a Concha y Toro está experimentando com abordagens regenerativas, enquanto a família Guilisasti, que é proprietária majoritária do grupo, cultiva sua Viña Emiliana dessa forma. A chave é poder aplicar essas abordagens regenerativas para "cultivar uvas que contribuam positivamente para o planeta", mas também porque pode melhorar a saúde do solo, reduzir a necessidade de insumos cada vez mais caros, sejam fertilizantes orgânicos ou sintéticos, e criar uma vinha mais resistente às intempéries, especialmente a períodos de calor e seca. De fato, se a videira estiver mais saudável como resultado da viticultura regenerativa, terá uma vida mais longa e proporcionará rendimentos mais consistentes.

Publicidade