Publicado em 31/10/2023 08h00

Empresa lança primeiro ativador microbiológico de plantas contra estresses hídricos e climáticos

Irregularidades climáticas provocam desafios ao plantio e três microrganismos podem ajudar a evitar problemas
Por: Isadora Fabris

A Biotrop, empresa líder em soluções biológicas para a agricultura, lançou o único produto biológico registrado no país como ativador microbiológico de plantas. Ele é composto por um mix de bactérias que auxiliam a prevenir e combater estresses hídricos e climáticos, desempenhando papel fundamental no estabelecimento do potencial produtivo das culturas em condições de estresse. 

Um grande diferencial é que ele atende a todas as culturas. "O agricultor tem mais facilidade de aplicação e resultados ainda mais rápidos do que o esperado. Afinal, ele precisa de uma solução simples para um problema complexo", informa Thales Facanali Martins, Gerente de Portfólio Biotrop.  

Martins explica que irregularidades climáticas provocam desafios ao plantio, como o estresse hídrico - situação em que as culturas, após serem semeadas ou plantadas, sofrem déficit hídrico devido a longos períodos de falta de chuvas. 

"Esses eventos afetam o desenvolvimento das plantas, comprometendo o bom resultado da safra, com prejuízos financeiros aos agricultores. A busca por alternativas para minimizar riscos inclui o uso de produtos biológicos – compostos por microrganismos que suportam condições adversas, auxiliando a retenção de água e a rápida promoção do enraizamento, além de fácil manejo e armazenamento do produto".

O estresse hídrico é um dos fatores que mais acarreta perdas de produtividade nas lavouras. Segundo estimativas, 63% dos prejuízos ocorridos anualmente na produção agrícola são causados pela falta de chuvas regulares. 

"Dificilmente ocorrem chuvas na quantidade apropriada e na hora certa ao longo do ciclo vegetativo e reprodutivo da planta. Considerando todo o Brasil, em algum lugar falta e em outro há chuva em excesso, o que também não é bom. A situação é particularmente dramática em anos em que há influência de um dos fenômenos climáticos de macro escala mais atuantes, como o El Niño ou La Niña", explica o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, Sócio-Diretor da Rural Clima. 

O produto é composto por três microrganismos: Bacillus circulans, responsável pela produção de fitormônios e promoção de crescimento; Bacillus aryabhattai, focado na formação de Exopolissacarídeos (EPS), um biofilme responsável por armazenar água e de compostos antioxidantes para as plantas; e Bacillus haynesii, que faz a manutenção do turgor celular e auxilia na tolerância às altas temperaturas. Essa composição faz com que o produto tenha alta eficácia e aja diretamente na raiz do problema, oferecendo mais segurança e aumentando a resiliência das plantas, consequentemente protegendo a rentabilidade do agricultor. 

Entre as vantagens do produto estão a redução dos riscos e falhas no estabelecimento das culturas frente às adversidades e o estímulo das atividades microbióticas benéficas do solo, promovendo incrementos de produtividade e preservando as plantas em situações de veranicos e estresses climáticos. O produto pode ser aplicado tanto no tratamento de sementes quanto no sulco de plantio, e tem prazo de validade de 24 meses sem a necessidade de refrigeração.  

Publicidade