Publicado em 30/10/2023 08h01

Soja em situação de ajuste nos estados

Paraná registrou algumas quedas.
Por: Leonardo Gottems

No mercado de soja do estado do Rio Grande do Sul, os preços se repetem e a situação encontrada é de ajuste, segundo o que informa a TF Agroeconômica. "Mercado passa por retorno na CBOT e marca excelentes altas nessa sexta-feira, mas pelas piores razões, cancelamento da demanda chinesa para o Brasil, e redirecionamento para os EUA, resultado foi uma piora do humor interno e os preços não foram impactados", comente.

"Ademais, elevação nas margens das esmagadoras começam a trazer elas para o protagonismo dos negócios. Compradores, no porto, seguem com suas demandas no outubro, e alguma coisa em novembro, mas não impedirá uma queda brusca nos embarques. Algumas regiões implantaram áreas de soja na semana. Mais ao Sul do Estado, a operação avançou, de formas ignificativa, devido às condições de solo favoráveis", completa.

Em Santa Catarina os preços marcam manutenção, com os negócios parados. "Preços marcam manutenção diante de dia negativo para o mercado na CBOT, preços seguem não chamando atenção do produtor e não se soube de negócios sendo efetuados, o foco segue no campo. No porto de São Francisco do Sul, o preço ficou a R$ 144,00", indica.

O Paraná não teve muitos movimentos, mas alguns preços registraram queda. "Negócios seguem na apatia costumeira, sem mudar a perspectiva. No dia de hoje o porto marcou queda diante das novas ideias de estoques futuros maiores, com isso o produtor voltoua  travar suas saídas, vimos algo sendo comercializado na parte da manhã, mas ainda volumes dentro desses mínimos presentes por todo o período de análise desse quarto trimestre", conclui.