O último relatório climático revelou que a Itália contou com um período de clima seco e quente durante o período específico. De acordo com os dados do The JRC Publications Repository da Comissão Europeia, a chuva foi escassa, principalmente entre 21 e 24 de setembro. No acumulado de 1º de setembro a 15 de outubro, o déficit variou de 80 mm a 110 mm nas regiões de Piemonte, Lombardia, Veneto e Emilia-Romagna, e de 40mm a 60 mm no Sul da Itália. Durante esse período, temperaturas médias diárias entre 3ºC e 4°C acima da média de longo prazo (LTA) foram registradas em toda a península.
A colheita das culturas de verão foi concluída, com rendimentos gerais em torno da média esperada. Enquanto isso, a janela ideal para a próxima campanha de semeadura de cereais de inverno está se aproximando, abrangendo de meados de outubro a início de novembro, podendo se estender até o início de dezembro. Até o momento, as condições para a semeadura têm sido razoáveis, com solo seco, mas há previsão de chuvas nos próximos dias para auxiliar no estabelecimento das culturas.
A redução de rendimento para as culturas de verão confirma as perspectivas de setembro: uma queda de quase 1,5% abaixo da média de cinco anos para o milho, enquanto o girassol e a soja estão estimados de 2% a 3% acima da média de cinco anos.