Publicado em 28/10/2023 21h20

Plantio da soja atingiu 30% da área esperada no Brasil

Paraná e Mato Grosso apresentam diferentes ritmos de plantio.
Por: Agrolink

O plantio da soja no Brasil atingiu 30% da área esperada até o último dia 20 de outubro, mantendo-se dentro da média histórica apesar das condições climáticas adversas, conforme análise da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA). No Paraná, o plantio alcançou 51%, enquanto em Goiás foi de 23,1%, em Mato Grosso do Sul 21,5%, São Paulo 22,7%, Minas Gerais 8,5% e Rondônia 40,2%. No entanto, no Mato Grosso, apenas 60% da área prevista foi plantada até agora, em comparação com 67% no mesmo período do ano passado, devido à escassez de chuvas, com algumas áreas enfrentadas até 30 dias sem experiência. Isso não deve resultar no replantio de muitas áreas afetadas.

Além disso, no Mato Grosso, apesar da expectativa de aumento de 0,82% na área plantada, atingindo 12,2 milhões de hectares nesta nova safra, a produção final poderá ser menor, prevista para atingir 43,8 milhões de toneladas.

No Paraná, dados atualizados do Departamento de Economia Rural (Deral) mostram que o plantio de soja já atingiu 58% da área esperada até o dia 24 de outubro, superando o ritmo do ano anterior. O estado tem uma expectativa de colher 21,9 milhões de toneladas, o que poderia resultar em uma das maiores safras locais.

Publicidade