Mais de 40% dos produtores rurais admitem que realizam suas compras baseadas em relacionamentos. Foi o que mostrou a pesquisa da Inteleco Competência Competitiva, realizada nas principais regiões produtoras de milho do Brasil e encomendada pela Produce, empresa pioneira no formato de vendas diretas no agro. “Assim como conversamos com o barbeiro e gostamos do garçom que nos chama pelo nome no restaurante, o agricultor quer saber quem é o vendedor ou quem está fazendo teste na propriedade dele. É claro que esse pessoal também precisa ser qualificado e o produto ter um bom custo benefício”, afirma o vice-presidente da Produce, Guilherme Trotta.
Inspirado no formato de venda colaborativa, o modelo de negócio que é referência no país vem crescendo e multiplicando os números da Produce. Em 12 meses, registrou aumento de 205% na comercialização de sementes, defensivos, fertilizantes, seguro agrícola, produtos veterinários e insumos biológicos. O portfólio com mais de 600 produtos é levado até a porteira do produtor rural por mais de oito mil consultores, em praticamente todos os estados. A empresa também oferece assistência técnica ao agricultor, outro diferencial que vem sendo bem recebido no campo.
O rápido crescimento do modelo de negócio desenvolvido pela empresa pode ser atribuído ao relacionamento, conforme explica Trotta. “Entregamos ao produtor qualidade no produto, na entrega e na assistência, e, acima de tudo, liberdade. Ele passa a ter outras referências sobre marcas e produtos, assim como a indicação de amigos e de colegas produtores, e não vai mais depender de cooperativa ou de revenda. Tudo é relacionamento”, reforça.
O executivo cita o exemplo de um grande produtor que precisou de quatro mil sacas de milho para finalizar o plantio nos 40 mil hectares que cultiva, no Mato Grosso, depois de constatar que o fornecedor habitual não havia entregue o contratado. Enviou mensagem a um conhecido da região, consultor da Produce, que conseguiu viabilizar a compra extra e realizar a entrega em um curto prazo de tempo. “Foi graças a esse conhecimento e ao relacionamento com o produtor rural que o consultor ganhou quase R$ 250 mil de premiação, pela negociação, e o conhecido virou um novo cliente”, relata.
Como forma de ampliar a participação de profissionais do agro no seu modelo de negócio, a empresa anuncia o Conexão Agro Produce, ação que vai percorrer o país para apresentar aos possíveis novos consultores, especializados, seu sistema inovador de vendas diretas e mostrar todo o potencial de um portfólio diferenciado, formado, inclusive, por alguns produtos próprios. O primeiro encontro será em Rio Verde (GO), no dia 31 de outubro. “Será uma chance para os profissionais conhecerem esse modelo disruptivo de negócio desenvolvido pela empresa, e se integrarem ao segmento que mais cresce no país. Serão novas experiências que vão aprimorar o atendimento ao cliente e fortalecer o nosso relacionamento com o agricultor, mantendo a proposta de desenvolver o empreendedorismo no campo”, projeta Guilherme Trotta.
Na proposta praticada pela Produce, ninguém perde e todos ganham, o que no ambiente de negócios é chamada de relação ‘ganha-ganha’, conforme detalha Trotta. “É um relacionamento direto e de confiança entre todas as partes. Assim como o produtor recebe qualidade nos produtos e assistência necessárias, o consultor atua em um negócio seguro e lucrativo, sem precisar investir e que ainda, no futuro, vai poder deixar para o filho, não há emprego que dê isso. E na outra ponta, o fornecedor do produto ganha com os acessos que terá, nenhuma rede de lojas ou cooperativa disponibiliza mais de oito mil pessoas para venderem seus produtos, lembrando que nós somos os responsáveis pela logística de entrega diretamente na propriedade”.
A segunda edição do Conexão Agro Produce também já tem data para acontecer. Será no dia 04 de dezembro, no município de Imperatriz, no Maranhão.
SOBRE a PRODUCE
Criada 2019 em Chapecó SC e com atuação em todas as regiões do país, a Produce é uma empresa de capital aberto, com investidores nacionais e estrangeiros de diferentes áreas do mercado. No ano passado, recebeu um aporte de investimentos de R$ 100 milhões captados de um family office – fundo formado por famílias de alto poder aquisitivo para investimentos no mercado, especialmente em inovação e tecnologia, consolidando seu projeto de expansão.
Serviço:
O que: Conexão Agro Produce
Quando: 31 de outubro
Onde: Rio Verde - GO
Mais informações e inscrições: https://consultores.produce.agr.br/conexaoagro