Na Bolsa de Chicago a soja fechou em baixa com realização de lucros, mas com saldo positivo no acumulado da semana, de acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica. "O contrato de soja para novembro23, a principal data negociada nos EUA, fechou em baixa de -1,01 %, ou $ -13,50 cents/bushel a $ 1302,25", comenta.
"A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,55 % ou $ -0,55 cents/bushel a $ 1344,00. O contrato de farelo de soja para dezembro fechou em alta
de 0,21 % ou $ 0,9 ton curta a $ 423,9 e o contrato de óleo de soja para dezembro fechou em alta de 0,53 % ou $ 0,28/libra-peso a $ 53,39", completa.
Assim como seus pares nas bolsas de grãos, a soja fechou a semana em baixa após a realização de lucros por parte dos Fundos de Investimentos. "A soja grão e o farelo de soja tiveram uma boa valorização durante toda a semana, movimento contrário ao óleo de soja, que fechou o dia e a semana em baixa. Para o grão, pesou a perspectiva dos avanços na colheita americana. A previsão de chuvas no centro-oeste brasileiro e os dados da Administração Geral de Alfândegas da China, mostrando a forte demanda da soja brasileira também pressionaram a cotação nessa sexta-feira", indica.
"O farelo de soja tomou tração essa semana com a perspetiva de um aumento na demanda Chinesa pelo subproduto, com o aumento da matriz de suínos, e a redução da oferta argentina. Já o óleo de soja, perdeu forço no acumulado da semana, pela baixa demanda. Com isso a soja fechou a semana em alta de 1,72% ou $22,00 cents/bushel na cotação de novembro23. Farelo de soja acumulou forte alta de 8,69% ou $33,9 ton-curta e o óleo de soja fechou o período em baixa de -1,82 % ou $ - 0,99/libra-peso, ambos com vencimento para dezembro2", conclui.