O desenvolvimento de produtos e protótipos, através do processo de impressão 3D de polímeros e de metais, é uma realidade cada vez mais próxima e está se tornando fundamental para o crescimento das indústrias brasileiras. Mas demonstrar isso e explicar os diferenciais e as oportunidades que esse tipo de inovação proporciona não é tarefa fácil. Por isso, a Solve do Brasil, empresa Sul Rio-grandense e pertencente ao grupo J2M, participa da 32ª edição da Mercopar em Caxias do Sul-RS, que começa hoje, terça-feira, 17, e segue até sexta-feira, dia 20.
O intuito da jovem empresa é apresentar seu potencial e Know-How em soluções para a transformação de polímeros, através dos processos de injeção plástica em grande escala e manufatura aditiva. Segundo o engenheiro mecânico e gerente de unidade na companhia, Vinícius Taufer, a ideia é também facilitar o acesso a ferramentais, processo de prototipagem de peças plásticas e de geometria complexa através de impressora 3D em metal e em plásticos.
Durante a feira, o público que passar pelo estande poderá ver de perto a tecnologia na prototipagem rápida de produtos através da manufatura aditiva nos mais diversos materiais, variando de termofixos a metais. “Somos uma das poucas empresas do Brasil que possui impressora 3D de metal; e também possuímos outra para o material Onix, o qual possui fibra de carbono na sua composição, e permite fabricar peças de alta resistência e durabilidade”, confidencia Taufer.
Mesmo com pouco tempo no mercado, a Solve do Brasil possui matrizaria própria e a opção de porta moldes, com a capacidade de fabricar peças de alta qualidade. “Isso gera economia de tempo e custos, tornando-nos uma escolha atraente àqueles que buscam flexibilidade”, reforça o gerente.
O evento é promovido pelo braço gaúcho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), com foco na geração de negócios. A feira, que é considerada uma das maiores em inovação e negócios na América Latina, este ano conta com mais de 38 mil metros quadrados – seis mil a mais que a edição de 2022 –, é realizada no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, e abrigará um número recorde de expositores, serão mais de 600, levando novidades para o setor.