Publicado em 10/10/2023 03h23

Soluções puras à base de leveduras melhoram a saúde ruminal e intestinal de bovinos; entenda

O trato gastrointestinal dos bovinos é essencial para a absorção de nutrientes e proteção contra patógenos
Por: Mariana Tabatiano

O trato gastrointestinal dos bovinos é essencial para a absorção de nutrientes e proteção contra patógenos. Sua otimização e preservação é fundamental para melhorar o desempenho e evitar problemas de saúde que comprometam a produtividade.

"Encontrar uma solução que melhora o funcionamento do rúmen e do trato intestinal, proporcionando melhoria de desempenho e status imunológico do animal ao mesmo tempo, está sendo o grande desafio.” explica Rodrigo Gardinal, gerente de produtos global para ruminantes da ICC. Ele destaca produtos fontes de metabólitos solúveis e imunonutrientes funcionais (MOS e β-glucanas 1,3 e 1,6).

Segundo ele, há tecnologias desenvolvidas ao longo de mais de 30 anos que formam uma solução concentrada e pura que entrega 20 bilhões de leveduras por grama de produto, meio de cultura solúvel, metabólitos da fermentação preservados, além do conteúdo interno e a parede da levedura expostos

"Os metabólitos solúveis da fermentação ajudam a modulação e o suporte à flora ruminal, acelerando a digestão de celulose e hemicelulose, estabilizando o pH do rúmen em condições de alimentação ou estresse calórico e aumentando a produção de ácidos graxos voláteis, já os componentes da parede da levedura evitam o crescimento de bactérias patógenos no TGI e melhora do status imunológico local e sistêmico."

De acordo com o especialista, é a solução ideal para os animais, com melhoria da digestibilidade da dieta, integridade do trato gastrointestinal e resposta imune, garantindo saúde e bem-estar animal, além de segurança, eficiência e produtividade, "especialmente em sistemas intensivos de produção, período de adaptação às dietas ricas em grãos, desafios sanitários e estresse térmico".

Fornecer esses recursos aos animais através da dieta diminui e auxilia na prevenção do crescimento de patógenos no trato intestinal, Escherichia coli, por exemplo, reduzindo a excreção fecal destes, além de promover maior segurança para a cadeia alimentar.

A segurança alimentar é qualificada como um dos atributos mais importantes e valorizados pelos consumidores de alimentos de origem animal. Por isso, soluções naturais e sustentáveis à base de leveduras para produção animal, além de economicamente viáveis, contribuem para a alta produtividade e proporcionam bem-estar às vacas leiteiras e aos bovinos de corte.

"O uso de leveduras como aditivo nutricional, a partir de uma tecnologia de produção e estabilização inovadora, auxilia a microbiota ruminal, reduz a contaminação por patógenos e fortalece o sistema imune, colaborando para a saúde geral e para a resposta do animal frente aos desafios", finaliza Rodrigo Gardinal, gerente de produtos global para ruminantes da ICC.