Publicado em 04/10/2023 14h40

Representantes da cadeia de soja de 10 países visitam fazendas certificadas em sustentabilidade da região de Uberlândia

Grupo de 70 pessoas integrantes da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) visita nesta sexta (6/10) propriedades da região
Por: Assessoria de Imprensa

Um grupo de 70 pessoas ligadas à cadeia produtiva da soja, entre produtores, representantes de indústrias, instituições financeiras, tradings e ONGs de 10 países visita nesta sexta (6/10) duas fazendas da região de Uberlândia (MG) certificadas como produção de soja responsável pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS – Round Table on Responsible Soy).

Composto por representantes do Brasil, Holanda, Suíça, Bélgica, Argentina, Paraguai, Reino Unido, Japão, França e Alemanha, o grupo conhecerá a Fazenda Água Santa, localizada em Perdizes (MG) e a Fazenda Estância das Águas, que fica em Araguari (MG). Ambas possuem a certificação Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, assegurando que a soja foi produzida em condições ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, com zero desmatamento.

A conclusão da viagem de campo do grupo será com uma visita à fábrica da CJ Selecta, em Araguari (MG), no sábado (7/10). Integrante do quadro de cooperação da Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) desde 2016, a CJ Selecta é uma das maiores exportadoras de Concentrado de Proteico de Soja (SPC, na sigla em inglês soy protein concentrate) e iniciou um trabalho de auditorias nas fazendas dos seus fornecedores de soja com o objetivo de conceder a certificação Round Table on Responsible Soy (RTRS).

A viagem sucede a conferência anual da RTRS, realizada em São Paulo nos dias 4 e 5 de outubro, focada nas discussões sobre as formas mais responsáveis de produção, comercialização e uso da soja, além de soluções e estratégias para atender as novas diretrizes da União Europeia quanto à exportação de commodities agrícolas.

“Tanto a conferência quanto a viagem de campo são excelentes oportunidade para os diversos atores da cadeia produtiva da soja conhecerem mais sobre o impacto da certificação RTRS e, ao mesmo tempo, entender o que ocorre ao longo da cadeia de fornecimento sustentável, desde a origem da soja até o processamento e distribuição”, destaca a gerente de ESG da CJ Selecta, Patricia Sugui, que palestrou durante a conferência.

Sobre a CJ Selecta

Desde 1984, a CJ Selecta atua com pioneirismo na fabricação de produtos derivados de soja para diversos segmentos. Com sede em Uberlândia (MG), uma unidade industrial em Araguari (MG), um escritório comercial em São Paulo (SP) e várias filiais espalhadas pelo Brasil, a companhia é hoje umas das maiores exportadoras de Concentrado de Proteico de Soja (SPC, na sigla em inglês soy protein concentrate), com fontes de soja transgênica e não-transgênica.

Em 2017, a empresa passou por uma grande transformação após ter seu controle operacional adquirido pelo grupo sul coreano CJ CheilJedang. Até então conhecida como Sementes Selecta, a companhia passa a se chamar CJ Selecta, tornando-se parte de um dos maiores conglomerados do mundo em alimentos, produtos farmacêuticos, biotecnologia, entretenimento, mídia, compras para casa e logística.

Hoje, a companhia faz parte da CJ Bio Division, líder global em biociência a partir do desenvolvimento de produtos que atendem às necessidades do cliente com base na biotecnologia sustentável. Com foco em oferecer soluções ambientalmente amigáveis, nos últimos 50 anos a empresa vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologias de ponta para microorganismos, se tornando referência no mercado de aminoácidos alimentares e nucleotídeos fermentados para alimentos.

Mais informações: https://www.cjselecta.com.br/