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O cultivo de morangos está em expansão no Brasil e no mundo. A fruta avançou na produção em termos globais: de 2011 para 2021, o total de hectares cultivados no mundo subiu 20%, enquanto a produção avançou 44%, conforme dados mais recentes da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
A maior parte da produção é destinada para o consumo in natura, mas também há uma parcela (normalmente a que não atinge o padrão exigido pelo mercado de mesa) que tem a indústria como destino (sobretudo polpas e iogurtes, dentro outros).
BRASIL ENTRE OS 10 MAIORES PRODUTORES GLOBAIS
China e Estados Unidos são os maiores produtores mundiais do morango. No entanto, o Brasil tem seu destaque: ocupava, em 2021, a 8ª colocação no ranking, tendo subido quatro posições em 10 anos, segundo a FAO/ONU. É importante ressaltar que na contramão de diversas frutas, o morango tem avançado na produção global nos últimos 10 anos, considerando top 10 maiores produtores, exceto nos Estados Unidos, apesar de ser o segundo maior país produtor, que tem recuado na produção.
MORANGO “VERDE E AMARELO”
No Brasil, a produção de morangos tem foco quase que exclusivo no mercado doméstico, com pouca participação da exportação. Houve períodos, porém, que o País importava bons volumes da fruta para complementar a produção nacional (tendo a balança comercial negativa). Mas, desde 2020, o Brasil não importa mais a fruta – justamente quando a área plantada com a cultura começou a aumentar, ampliando a oferta disponível.
Apesar de não haver dados atuais de consumo disponíveis, podemos supor que o consumo de morangos subiu no Brasil nesta década, já que houve aumento de área e de produtividade nestes últimos anos. Até 2018, o consumo nacional era muito similar ao de 2008: 150 gramas per capita anual nos domicílios (Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF/IBGE). Isso significa que não está sendo levado em conta o uso de morangos nos setores de food service e industrial. O fator renda é importante para determinar o consumo de morango no Brasil. Enquanto as classes de famílias mais abastadas do País, acima de 15 salários mínimos mensal, o consumo nos domicílios era de 0,5 quilo por habitante/ano (2018), o consumo é praticamente nulo para famílias com renda mensal abaixo de três salários mínimos. Isso torna a fruta pouco conhecida pela população em geral, o morango ainda não é hábito de consumo do brasileiro.