Publicado em 29/09/2023 17h35

Julgamento de fêmeas angus e ultrabalack na Nacional de Rústicos traz animais com excelente genética brasileira

A Nacional iniciou com o julgamento das fêmeas PO em trio da raça Angus e posteriormente Ultrablack.
Por: Assessoria de Imprensa

“Uma mostra extremamente qualificada e com animais para celebrar as raças angus e ultrablack nesta manhã. Vimos fêmeas com uma excelente conformidade de carcaça, estrutura óssea correta, úberes suaves. Estou muito feliz em estar aqui no Brasil novamente em mais um evento da Angus”, foi com essa avaliação que o jurado uruguaio, Juan Marcos Berruti avaliou o julgamento das fêmeas rústicos angus e ultrablack na manhã desta terça-feira (29/09), na Nacional de Rústicos que acontece em Bagé (RS).

A Nacional iniciou com o julgamento das fêmeas PO em trio da raça Angus e posteriormente Ultrablack. Na raça Angus o Trio Grande Campeão de fêmeas PO foi o lote de número 2, do produtor rural Caio Cezar Fernandez Vianna, de Tupanciretã, da Cabanha São Xavier com os animais de tatuagem TE3162, 3150, e 3107. A Cabanha também se consagrou com o terceiro lugar dos trios de fêmeas PO, com os animais do lote 3, de tatuagens, 3183, 3124 e 3112.

Camilo Vianna, representando a Cabanha São Xavier comemorou os títulos que levaram para casa, “Trouxemos fêmeas jovens de dois anos já paridas, que é uma das bases da nossa filosofia de melhoramento genético, selecionar vacas que possuam uma habilidade materna excepcional, precocidade sexual, criem bem, sejam adaptadas. Esses foram pontos também que o juiz apontou, nosso trio é muito bem pelechado, possuem bons úberes, femininas, que se movimentam bem e com bons terneiros ao pé que comprovam toda essa funcionalidade. Nossos animais estavam todos a pasto, ou seja, eles são a realidade do nosso melhoramento, mostrando que estamos no caminho certo”.

Já o trio de fêmeas PO reservado grande campeão da raça angus ficou com as fêmeas da Cabanha Ouro Preto, de Zélio Teixeira Dias, de Pedras Altas (RS), com o trio de tatuagem 1219, 1212 e 1210.

O jurado Uruguaio avaliou as melhores fêmeas PO individuais dos trios, e quem levou para casa como grande campeã individual dos trios foi o lote 2, com a vaca São Xavier 3150 Cuba Libre, de tatuagem 3150, de Caio Cezar Fernandez Vianna, da Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), filha de mãe São Xavier 1979 Cuba Libre e pai, São Xavier 2640 Tour of Duty. Vianna levou também a reservada grande campeã individual dos trios de fêmeas PO com o mesmo lote 2, a vaca São Xavier TE3162 Fábula TE, tatuagem TE3162, filha de pai Coleman Charlo 0256, e mãe São Xavier 1684 Fábula TE.

A Cabanha Ouro Preto levou também para casa o terceiro lugar na categoria fêmea PO individual dos trios com o animal de tatuagem 1212, do lote 1, a Ouro Preto 1212 Priority Zorzal, filha de mãe Ouro Preto 1041PO Disparo Zorzal e pai Ouro Preto 1018PO Priority.

Após os trios foram avaliadas as melhores fêmeas PO individuais da raça angus. A Cabanha Basca, da pecuarista Mariana Tellechea, de Uruguaiana (RS), ganhou a melhor fêmea individual da exposição com o lote 5, com a vaca Basca Reign 1736, de tatuagem 1736, filha de mãe com genética Basca, a Basca Candelero 1050 e pai Sav Reign 6845.

“Essa fêmea é bastante destacada, muito bonita, está com uma prenhez bem adequada para a sua idade, mostrando a sua precocidade sexual, a sua excelente habilidade materna. Ela possui bastante profundidade de costela, acabamento de gordura primoroso. Estamos muito felizes com esse grande campeonato”, avalia a produtora rural Mariana Tellechea.

A Cabanha Sinuelo de João Honório Teixeira Dias, de Aceguá (RS), levou para casa o título de reservada grande campeã fêmea PO individual da raça Angus com a exemplar do lote 4, Sinuelo 586 Tradição Bismarck, filha de mãe SINUELO 529 BISMARCK NET WORTH e pai Tradição T68. E o terceiro lugar com o lote 2, com a fêmea Sinuelo 588 Tomahawk Net Worth, tatuagem 588, ela é filha de pai Angus Guarita 244TEI Tomahawk e mãe Sinuelo TE504.

Na raça ultrablack a Cabanha Ouro Preto levou todos os títulos para casa. A dupla Grande Campeã ficou com lote 2, de Zélio Teixeira Dias, com os animais de tatuagem 115 e 86, já a dupla reservada grande campeã ficou com o lote de número 3, com os animais de tatuagem 71 e 72.  E a melhor fêmea ultrablack ficou com a vaca do lote 3, tatuagem de número 71.

"Para nós foi uma grande satisfação ganhar este prêmio, já estamos selecionando ultrablack há um bom tempo, é muito satisfatório acompanhar o desempenho destes animais. Ter conquistado é um reconhecimento ao trabalho que fazemos de seleção, de manejo, da nossa seleção genética. Estamos muito orgulhosos", finaliza o produtor rural Zélio Teixeira Dias, da Cabanha Ouro Preto.

Publicidade