Publicado em 26/09/2023 08h08

Distribuidor autopropelido é opção para fazer adubação parcelada no milho

Empresa paulista oferece equipamento que facilita a operação e ainda promove a sustentabilidade com o aproveitamento de maquinário antigo da fazenda
Por: RuralPress - Assessoria de imprensa

O conceito de reuso no campo vem de encontro à tendência de aproveitamento de potencial de maquinário e é através da otimização desses recursos que os ganhos em economia e produtividade estão inseridos. Uma das soluções com esse foco e que está disponível hoje no mercado, é a transformação de pulverizadores antigos em distribuidores autopropelidos. Essa alternativa é oferecida pela empresa paulista MP Agro. Aliado à sustentabilidade, a linha de soluções da marca também possibilita ao produtor realizar a adubação parcelada de nitrogênio (N) em diferentes estádios fenológicos do milho.

A adubação realizada dessa maneira, segundo o especialista e coordenador de vendas Abner Santos, melhora a eficiência de aplicação de N, “essa opção tem por objetivo principalmente minimizar as perdas por lixiviação”. O profissional ressalta que no parcelamento em cobertura, ao realizar-se a adubação com sulfato de amônio é possível obter melhor produtividade, número de espigas e altura de plantas quando parcelada, no mínimo, duas vezes. “E ao realizar-se a adubação com a ureia, para a obtenção de bons resultados, o parcelamento aumenta para, no mínimo, três vezes, devido a maior perda por volatilização em relação ao sulfato”, pontua.

Além disso, existe também, de acordo com o especialista, a possibilidade de realizar a adubação parcelada de N em diferentes estádios fenológicos do milho. “Essa prática, além de diminuir a perda do nutriente, possibilita ganhos de duas a quatro sacas por hectare”, diz o profissional.

É importante lembrar que a adubação deve ser feita conforme as necessidades de cada produtor, região e fazenda, seguindo as orientações de um profissional. “Por exemplo, em estudos realizados considerando as condições de solo e clima de Baixa Grande do Ribeiro/PI e São Raimundo das Mangabeiras/MA, observou-se que o parcelamento da adubação nitrogenada no milho deve ser feito no máximo em duas vezes, 1/2 na fundação + 1/2 por ocasião da sexta folha”, explica o coordenador.

Opção para realizar a operação

Esse tipo de operação, apesar de benéfica, exige mão de obra e tempo. Para auxiliar nesse trabalho, é que a solução oferecida pela MP Agro pode ajudar. Os distribuidores da empresa garantem o aproveitamento do sistema automotriz que o produtor já tem e assim proporciona ganhos em economia e produtividade. “É importante destacar que o equipamento também permite o uso do mesmo rastro já existente na lavoura, o que elimina o amassamento de outras plantas”, ressalta Santos.

O distribuidor autopropelido consegue adentrar as lavouras nos estágios mais avançados das plantas, provendo a adubação tardia, e assim garantindo ainda mais força no desenvolvimento da cultura. “O uso da nossa linha Z para transformação do autopropelido com suas tecnologias de aplicação em taxa variável utilizando a agricultura de precisão é uma ótima opção para realizar com sucesso a adubação nitrogenada parcelada”, completa o especialista.