Publicado em 22/09/2023 14h30

Quatro dicas para preparar massa de pão de ló em casa

Grupo Ocrim, referência na produção de farinha de trigo, traz um pouco sobre a história do alimento e as principais recomendações para uma massa perfeita
Por: Assessoria de Imprensa

Uma receita simples, com poucos ingredientes, mas que requer alguns cuidados para se obter uma textura leve e super macia. Esse é o pão de ló, típico da cozinha portuguesa, que pode servir de base para bolos mais elaborados ou simplesmente ser consumido ‘sozinho’. Por ser tão presente nas mais diversas combinações, o Grupo Ocrim, empresa referência na produção de farinha de trigo, traz informações sobre a massa e dicas para a preparação caseira.

Com origem em Portugal, o famoso bolinho também se popularizou no Japão, durante o século XVI, trazido por missionários portugueses. Conhecido no país asiático como castella ou kasutera, a receita recebeu algumas adaptações ao longo dos anos e, atualmente, é possível encontrá-lo de diferentes formas nas lojas japonesas, como polvilhado com chá verde, açúcar mascavo ou mel, por exemplo.

A massa de pão de ló é uma das criações mais sutis da confeitaria – tanto que o termo ‘ló’ se refere a um tipo de tecido fino e delicado. E, para chegar em sua textura ideal, requer alguns pontos importantes de atenção. Por isso, o Grupo Ocrim separou quatro dicas essenciais para quem deseja testar o preparo em casa.

- É essencial que os ovos estejam frescos e em temperatura ambiente para obter a textura desejada;

- Ao incorporar a farinha e as claras batidas, faça movimentos suaves de baixo para cima, garantindo que o ar incorporado não seja perdido;

- O tempo de cozimento deve ser monitorado com cuidado, pois o pão de ló pode secar facilmente se assar demais;

- Para dar um toque extra de sabor, é possível adicionar raspas de limão ou laranja à massa.

O segredo da textura leve

O ‘ponto-chave’ para a leveza e aeração da massa está na preparação dos ovos. Eles geralmente são divididos em gemas e claras, e cada parte é batida separadamente. As claras são batidas até atingirem picos firmes, enquanto as gemas são misturadas com o açúcar até ficarem claras e 'macias’. A farinha de trigo é adicionada cuidadosamente, muitas vezes peneirada para evitar grumos, e a mistura das claras é incorporada delicadamente para manter a textura aerada.

Ingredientes fundamentais

A simplicidade da massa de pão de ló é uma de suas características mais cativantes. Geralmente, a receita básica envolve apenas três ingredientes principais: ovos, açúcar e farinha de trigo. Algumas variações podem incluir um toque de extrato de baunilha para acentuar o sabor.

Com uma ampla versatilidade, essa massa pode ser utilizada como base para diferentes sobremesas, desde bolos simples até rocamboles recheados, tortas e preparações mais elaboradas. Além de garantir combinações com frutas, cremes, geleias ou ganaches, adaptando-se a sabores e ocasiões.

Sobre a Ocrim

Tradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil.

Sólida, dinâmica e correta com o meio ambiente, tem moinhos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus. A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pelas farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus. http://www.ocrim.com.br