Publicado em 21/09/2023 14h00

Jornada técnica sobre mosca-dos-chifres tem início em Campo Grande (MS), com 40 veterinários

Para reforçar a importância do controle do inseto em bovinos, projeto da Vetoquinol Saúde Animal escolheu lançar o projeto no Mato Grosso do Sul
Por: Irvin Dias

O Jornada Fiprotag 210, projeto idealizado pela Vetoquinol Saúde Animal que promove a conscientização do controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) nos bovinos de corte e leite, teve início em Campo Grande (MS). Ao lado do parceiro Vet Club Vet Mais, a empresa organizou evento para 40 médicos-veterinários de consultorias pecuárias do Mato Grosso do Sul.

"Foi o chute inicial de um projeto que promete contribuir substancialmente com a qualidade da pecuária. É importante combater esse mal que causa prejuízos de bilhões de reais à cadeia da carne e do leite. Cuidando da sanidade do rebanho, alcançaremos patamares ainda mais elevados de produtividade, rentabilidade e desenvolvimento econômico nesse setor tão importante para o país", destaca Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.

O Jornada Fiprotag 210 envolve cerca de 60 eventos em todo o Brasil, de forma simultânea, entre setembro e outubro.

Em teste realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a verificou-se que um brinco à base de fipronil e diazinon é capaz de zerar o número de insetos nos bovinos após 30 minutos da aplicação. Além disso, no teste realizado, os animais protegidos com o brinco produziram 15,8 quilos a mais do que o lote-controle, em torno de R$140/animal de retorno sobre o investimento, resultado financeiro muito importante numa pecuária de alta produtividade.

Publicidade