Publicado em 20/09/2023 16h30

Empresa leva tecnologia de controle de tráfego na produção de cana-de-açúcar para a EXPO Rio Preto (SP)

As Smart Machines contribuem para aumento da produtividade do canavial e serão destaque na primeira edição do InterTech Agro
Por: Assessoria de Imprensa

O controle de tráfego nas lavouras de produção da cana-de-açúcar é uma prática de produção agrícola que minimiza os efeitos adversos da colheita mecanizada, além de garantir a conservação do solo por mais tempo. Essa técnica tem contribuído para a diminuição da compactação do solo e pisoteio nas lavouras, ampliando a produtividade da colheita por mais anos e gerando mais rentabilidade para os produtores.

Neste cenário, as Smart Machines surgem para contribuir com a preservação e com a melhora da saúde do solo, principalmente nos aspectos químico, físico e biológico. O tema será abordado pelo gerente Comercial da Grunner, André do Amaral, na palestra “O uso das Smart Machines como ferramenta para a performance agronômica e financeira”, durante o primeiro InterTech Agro.

“O controle de tráfego oferecido pela Grunner ao produtor de cana, por meio das suas tecnologias, promove um solo mais saudável e produtivo. Por serem dotadas de piloto automático, nossas soluções possibilitam trafegar dentro da lavoura sem ‘pisar’ na linha de cana-de-açúcar, preservando e aumentando a produtividade do canavial. O fato de não compactar o solo de maneira generalizada e preservar a cana-soca de zonas compactadas beneficia justamente a produtividade, não só de cana por hectare, mas a produtividade daquilo que remunera o produtor, que é a tonelada de açúcar por hectare (TAH)”, complementa Amaral.

Polo sucroenergético

O InterTech Agro é uma das novidades da 60ª edição da EXPO Rio Preto, que será realizada entre os dias 27 de setembro e 15 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, em São José do Rio Preto (SP). A iniciativa visa ativar e fortalecer diversas cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre os elos do ecossistema agro.

Ampliando sua atuação em diferentes setores do agronegócio a EXPO Rio Preto inova com a implantação do InterTech. “Estaremos presentes no evento justamente por esse novo olhar, mais focado no agronegócio. Entendemos que a região de Rio Preto é um importante polo sucroenergético e, por isso, é fundamental levar aos participantes as melhores soluções Grunner para atender as suas necessidades”, explica o supervisor Regional Comercial da empresa, André Luiz Torquetti.

Ainda, segundo Torquetti, o potencial produtivo da região de São José do Rio Preto tem interferência direta no desempenho da cana-de-açúcar no Brasil, visto que, das dez maiores usinas do país, duas estão instaladas na região e uma diretamente em Rio Preto. A localização influencia diretamente nas decisões estratégicas das usinas, exatamente por isso os tomadores de decisão buscam soluções próximas da região para aumentar o seu desempenho e verticalizar a produção.

Com a Grunner participando do InterTech Agro também por meio de sua equipe técnica, que estará em um estande destacando as tecnologias da companhia e apresentando o modelo Smart Machine ATR320, utilizado na colheita de cana-de-açúcar, ele considera que o evento é uma ótima oportunidade para aproximar os produtores locais das melhores soluções da empresa.

“Essa procura contínua pelas melhores ferramentas, tecnologias e soluções fazem da Grunner a melhor opção para as usinas que investem em uma produção sustentável, com preservação de solo e visam a produtividade regional”, finaliza o supervisor.

Serviço

A palestra “O uso das Smart Machines como ferramenta para a performance agronômica e financeira”, será realizada no dia 29 de setembro, com apresentação do gerente comercial da Grunner, André do Amaral.

As inscrições para o InterTech Agro podem ser feitas no site do evento. https://www.riopreto.sp.gov.br/expo/

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.