Publicado em 20/09/2023 15h00

Inimigos invisíveis, nematoides causam perda de até 20% na produção agrícola global por ano

Biossoluções inovadoras controlam nematoides com segurança e sustentabilidade
Por: Viviane Passerini

Eles não podem ser vistos a olho nu, mas seu perigo é gigantesco: os nematoides causam perdas de até 20% da produção agrícola global por ano, segunda pesquisas. A UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas sustentáveis do mundo, alerta que o prejuízo para o agronegócio brasileiro pode chegar a R$ 35 bilhões por ano.

Nematoides são pequenos vermes que vivem no solo e atacam as raízes das plantas. Eles causam danos às raízes, prejudicando a absorção de água e de nutrientes. Isso afeta culturas importantes, reduzindo o rendimento e a qualidade dos alimentos, representando desafio para a agricultura global. Contra esse inimigo, os produtos biológicos têm se destacado como uma importante ferramenta para evitar prejuízos no campo e a consequente redução na produtividade.

Bruno Carloto, mestre em agrobiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e gerente de tratamento de sementes e saúde do solo da UPL Brasil, afirma: "Diante dos prejuízos causados pelos nematoides, a UPL desenvolveu um produto de origem biológica para combatê-los com eficácia, segurança e sustentabilidade. Nimaxxa possui três agentes de controle biológico que protegem as raízes das plantas contra os nematoides promovendo aumento de produtividade. Uma vez no solo, as bactérias do produto colonizam rapidamente as raízes para formar um biofilme protetor durante todo o ciclo da cultura".

O biofilme é uma comunidade de micro-organismos que colonizam a superfície da raiz formando uma camada de proteção física que evita o ataque dos nematoides. A partir disso, são produzidas substâncias nematicidas que prejudicam o desenvolvimento dos nematoides que se aproximam do sistema radicular.