Publicado em 18/09/2023 10h58

Startup lança funcionalidade que permite ao produtor rural e compradores de grãos saberem se fizeram uma boa negociação

A Grão Direto lança nova ferramenta para que produtores rurais e compradores de grãos possam registrar seus negócios e tomar decisões assertivas baseado em análises exclusivas e feitas por inteligência artificial.
Por: Grão Direto

A Grão Direto – maior plataforma de comercialização digital de commodities agrícolas na América Latina – anuncia o lançamento de mais uma funcionalidade em seu aplicativo, permitindo que produtores e compradores de grãos possam fazer análises de suas negociações e saberem se fizeram bom negócio, comparando com as médias de preços do mercado de suas regiões. Dessa forma, eles poderão tomar melhores decisões ao fazer suas transações, de forma prática e segura. Após um ano e meio de pesquisa e desenvolvimento, os produtores e vendedores de grãos terão apoio da funcionalidade “Minhas Negociações” para a gestão do negócio, numa área personalizada e exclusiva, dedicada para reunir os dados das movimentações, desde os controles de pagamento, passando pelo acompanhamento logístico, comparativo com o mercado regional, até o histórico de volume negociado. 

“Sabemos que a vida de quem está no campo não é tão simples; são muitas atividades para executar e gerir, desde o plantio até a colheita. E quando falamos das negociações, não é diferente. Atualmente, a forma como a maioria dos produtores rurais anotam seus negócios é em blocos de papéis e planilhas e muitas vezes, eles não têm um registro preciso sobre como foi aquela decisão. Então, para otimizar as atividades, nossa ferramenta facilita o dia a dia, oferecendo análises, registro de informações, integração com compradores e um acompanhamento em tempo real dos negócios e suportado por nossa inteligência artificial proprietária, batizada de AIrton. Assim, a ‘Minhas Negociações’ da Grão Direto agrega qualidade e segurança à gestão do negócio como um todo, dentro e fora da porteira”, comenta Leonardo Henrique, Head de Product Led Growth da Grão Direto.

O lançamento da ferramenta ‘Minhas Negociações’ da Grão Direto acontece em setembro e contará com etapas de aprimoramento ao longo do ano. “A ideia é expandir novas funções, com auxílio de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning para ampliar as funcionalidades e insights, além  da experiência do usuário”, complementa Leonardo.

Além de facilitar o dia a dia de quem atua na comercialização de grãos, esta nova funcionalidade reforça o compromisso da Grão Direto no que tange às normas da LGPD, tendo recebido no início do ano duas certificações relevantes para sua atuação. Trata-se da ISO 27001, que diz respeito à Gestão de Segurança da Informação, e a ISO 27701, focada em Gestão de Privacidade de Dados. “Toda organização, independentemente de seu porte ou setor de atuação, tem algum tipo de informação que precisa proteger. Diante disso, mais do que garantir um nível adequado de segurança para esses dados, estar em dia com a norma gera impactos secundários, como acesso a novos mercados e vantagem competitiva, que são de extrema importância para os negócios”, contextualiza Fred Marques, CTO da Grão Direto. 

No Brasil, há 165 empresas com o selo, de acordo com órgão responsável pela auditoria que confere a certificação. No agronegócio, o número é ainda menor. Para uma startup, a conquista é ainda mais significativa, pois estar em conformidade demanda alto custo de investimento e longo tempo para planejamento e implantação de infraestrutura.

O executivo da Grão Direto aponta que há inúmeros benefícios em atuar com os novos selos, entre os principais estão a demonstração de compromisso com a segurança da informação dos usuários, aumento do grau de confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação corporativa. Ademais, essa certificação se torna ainda mais relevante com o lançamento da “Minhas Negociações”. Nessa nova funcionalidade os produtores rurais vão inserir informações sobre suas negociações para fazerem análises dos negócios e por isso é imprescindível zelar por esses dados. Ter essa certificação aumenta a confiança e credibilidade frente aos clientes e parceiros. Além disso, isto facilita as integrações com empresas compradoras e que podem disponibilizar aos seus fornecedores seu histórico de negociação de forma fácil e rápida, ampliando ainda mais os benefícios.