Os colaboradores da Grunner, empresa lençoense que desenvolve máquinas inteligentes para o agronegócio, participaram de uma série de ações voltadas para a segurança no trabalho, por meio da SIPAT 2023, realizada entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro, na Escola SENAI, em Lençóis Paulista (SP).
Com a participação de mais de 80% dos colaboradores, a programação de palestras e atividades práticas destacou o comportamento seguro, com foco na saúde e atenção plena, a dependência digital, a prevenção EPI e os custos de um acidente de trabalho no ponto de vista pessoal, profissional e familiar. Os participantes também tiveram seus conhecimentos gerais sobre segurança testados por meio da gincana “Responde rápido”.
Temática central dos encontros, a dependência digital foi abordada por meio de uma encenação com dois atores vestidos de celular, sendo um quebrado e outro um em bom estado. A dinâmica destacou como que a falta de prudência de uma pessoa manuseando no celular, ao dirigir, pode contribuir para que ela colida com o veículo que está dirigindo.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Grunner, Carolina Orsi Janjacomo, todas essas iniciativas têm como objetivo central cuidar e integrar os colaboradores da empresa as ações mais seguras, que devem sempre estar em primeiro lugar no dia a dia dos trabalhos.
O encerramento da Semana SIPAT foi marcado por uma palestra que evidenciou o custo de um acidente do trabalho no ponto de vista pessoal, profissional e familiar. Por fim, os colaboradores foram convidados a participar de uma caminhada, realizada no dia 02 de setembro, que reuniu cerca de 250 pessoas, dentre colaboradores e seus familiares.
Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).
Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.
Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O protocolo de tecnologia deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.