A leiloeira integra o Grupo MF Rural, o maior e mais completo ecossistema do agronegócio, reconhecido pelos seus usuários como acessível e democrática, compreendendo praticamente todas as espécies comerciais e produtores de todos os portes. É também palco de leilões inéditos, perfazendo recordistas de preço e colaborando para a imersão de novos negócios nas mais diversas áreas.
Criadores de caprinos e ovinos foram os primeiros a aderir o serviço, mas, com o tempo, a plataforma foi caindo no gosto de criadores de bovinos, aves exóticas como o Índio Gigante e Galo Músico; mulas, equinos, material genético, suínos e até mesmo cães Border Collie selecionados para pastoreio ao conduzir os primeiros leilões da raça na América Latina.
"Somos pioneiros na transmissão de leilões de pela internet, com a plataforma sendo lançada em 2011, após a superação de uma série de barreiras até que os clientes descobrissem o potencial oferecido por uma tecnologia até então precursora”, relembra Roberto Lucas, CEO do Grupo MF Rural.
O principal desafio, certamente, foi a provocação de mudanças contundentes em uma atividade ainda cercada por tradicionalismos. Para muitos, promover um leilão pela internet, à época, parecia ser algo impensável.
Em suas andanças por eventos do circuito da pecuária, muitos se diziam incrédulos com a inovação apresentada por Roberto Lucas, que, inclusive, chegou a ser ignorado em algumas ocasiões. Por outro lado, os pecuaristas já começavam a enfrentar a escassez de horários disponibilizados pelas emissoras à transmissão dos leilões.
"Certa vez, em visita à ExpoZebu, me reuni com o executivo, inclusive, para tratar da possibilidade de promover a transmissão simultânea dos pregões, mas, durante a conversa, alguém desviou a atenção dele e acabei falando sozinho", relembra.
Porém, o empresário estava convicto de que o sucesso seria apenas uma questão de tempo, com os produtores, aos poucos, se modernizando. O próprio engajamento do marketplace, lançado pelo Grupo MF Rural sete anos antes, já sinalizava o universo digital como um caminho sem volta.
Naquele tempo, a plataforma de produtos e serviços agropecuários já era acessada por milhões de produtores, com um fluxo constante de transações. Sem parceiros que confiassem no projeto, a solução encontrada foi lançar uma leiloeira e concorrer no mercado. Como grande trunfo, o MF Leilões tinha por trás o engajamento do marketplace e também outro grande diferencial: a opção de pré-lance, algo que também não existia, marcando mais uma vez o pioneirismo do Grupo MF Rural.
A ideia consistia em liberar vídeos, fotos e as informações de catálogo (raça, idade, avaliações, premiações ou linhagens), de sete a dez dias antes da transmissão ao vivo, modelo que vigora até hoje, sendo ainda copiado por outras empresas. Dessa forma, os investidores antecipam lances nos lotes de preferência.
Beneficiava ainda o desempenho das vendas, permitindo uma leitura holística do mercado e a elaboração de ações comerciais e de marketing mais eficientes. Se o interessado, porventura, perdesse no lance por qualquer razão, durante a transmissão ao vivo, rapidamente era contactado pela equipe da leiloeira.
A primeira experiência veio com um leilão de maquinários agrícolas, mas, posteriormente, em Londrina (PR), foi estendida à pecuária de corte, com a transmissão simultânea de um leilão de raça. Apesar do sucesso, Roberto ansiava por um remate organizado e transmitido pelo MF Leilões. Até aquele momento ainda não dispunha de equipe na leiloeira e outros profissionais com os quais conta atualmente.
Um cronômetro, ao centro da imagem, é o que determinava o tempo de permanência dos lotes para os lances. “Dávamos três minutos para o lance em cada lote. Quando surgia um comprador interessado, o cronômetro era zerado. Apenas quando ninguém mais lançava, durante esse período, a venda era efetivada", relembra Roberto.
Nestes anos, foram inúmeras as contribuições do MF Leilões ao desenvolvimento da pecuária, construindo uma imagem sólida e de credibilidade, sempre na vanguarda em oferecer soluções que facilitem a vida do produtor rural; neste caso, um canal de vendas de grande audiência e toda a assessoria necessária em cada etapa, da filmagem dos lotes e formação dos catálogos aos trâmites financeiros e até judiciais, se necessário.
No ano de 2017, com crescimento na ordem de 50% nas consultas e a procura pelos remates de grande expressão, inclusive daqueles antes promovidos por criadores mais céticos, o sistema recebeu R$ 6 milhões em investimentos, aumentando ainda mais o fluxo de investidores fora dos radares das emissoras de televisão e das leiloeiras tradicionais.
"O mais interessante é que o MF Leilões se tornou cada vez mais intuitivo, eliminando a necessidade de mais um aplicativo ocupando espaço no celular dos clientes. Além disso, os lances são captados de imediato, sem qualquer delay", complementa o CEO do Grupo MF Rural.
A partir da integração do serviço ao ecossistema de empresas do Grupo MF Rural, os clientes passaram a contar com novos recursos, entre eles, a conta digital MF BANK, que facilita o controle de recebíveis; a logtech MF MOV, para fornecer toda a logística necessária e que possui um amplo acervo de caminheiros especializados cadastrados; além do MF Play, à disposição para cuidar de toda a comunicação visual dos eventos e também divulgá-los nas plataformas digitais.