Publicado em 07/08/2023 13h29

Sonda lança plataforma de IA para o agronegócio com foco em segurança e IoT

Companhia de tecnologia apresenta sua Inteligência Artificial para o controle de operações no campo durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio.
Por: Dani Portela

A SONDA, líder em Transformação Digital na região, lança durante o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, sua solução de Inteligência Artificial voltada ao agronegócio, que opera sob dois pilares: controle de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e gerenciamento de IoT (Internet das Coisas), promovendo análises preditivas, tomadas de decisão mais assertivas e segurança nas operações.

O evento, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio e pela B3, acontece no dia 07/08 no Sheraton WTC, em São Paulo. Mais informações: https://congressoabag.com.br/

Denominada AI Operations, a plataforma da SONDA opera combinando câmeras de reconhecimento de imagens e algoritmos, sendo customizável, ou seja, treinada, para atender às especificidades de cada cultura do agronegócio. No caso de monitoramento de EPIs, por exemplo, a Inteligência é treinada, por meio de um banco de imagens e vídeos, para identificar os diferentes tipos de equipamentos pessoais e de trabalho que são necessários para realizar determinadas tarefas, como a irrigação ou a pulverização em uma plantação.

Como resultados deste controle, é possível obter mais segurança, o que mitiga riscos à saúde e à vida dos colaboradores pela conformidade no uso dos equipamentos. Já do ponto de vista do proprietário, a solução promove o alinhamento aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), a melhoria na gestão dos profissionais, bem como o acesso a informações para o ajuste de possíveis erros nos processos.

Além disso, todo o monitoramento capturado pelas câmeras fica armazenado em nuvem para garantir que, eventualmente, as imagens possam ser analisadas em casos de possíveis problemas jurídicos trabalhistas.

Em relação ao aspecto do gerenciamento das IoTs, como drones, por exemplo, a plataforma concentra informações sobre o funcionamento e a localização dos equipamentos, fornecendo alertas, via satélite, em casos de má performance. Entre as possibilidades oferecidas pelo sistema, é possível monitorar IoTs instaladas em tratores para ter conhecimento sobre o consumo do combustível ou a avaria das peças; em equipamentos de irrigação, que podem ter possíveis vazamentos; em estações meteorológicas, cuja função é detectar as mudanças no ambiente climático, entre outras opções de acompanhamento.

“O acesso a essas informações fornece ao gestor do agronegócio a possibilidade de trabalhar de forma preditiva, permitindo tomadas de decisão de forma rápida e objetiva, evitando, assim, a interrupção em processos do seu negócio”, pontua Wagner Rosa, gerente de negócios da SONDA.

Painel “Cadeias Produtivas e Inovação”

Além deste lançamento, a companhia também irá compartilhar suas experiências no setor por meio da participação do seu CEO Brasil, Ricardo Scheffer, no painel “Cadeias Produtivas e Inovação”, que acontece às 10h. Durante o debate, o executivo abordará sobre a inovação e as soluções estratégicas.

Outras tecnologias da companhia também serão apresentadas no evento. Entre elas, Gestão de Produção Leiteira e de Corte, Inspeção de Lavouras e Prevenção de Incêndios, Agricultura de Precisão, Mapeamento inteligente, Smart Safety, Agricultura Sustentável, Irrigação Inteligente e Armazém conectado.

Publicidade