As autoridades russas rejeitaram um relatório dizendo que consideraria a renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, que mantém os produtos agrícolas fluindo para fora da Ucrânia, se concessões bancárias fossem feitas pela União Europeia. A iniciativa está programada para expirar em 17 de julho.
Um relatório do Financial Times no início desta semana disse que a União Europeia está disposta a considerar um acordo sob o qual o Banco Agrícola Russo, ou Rosselkhozbank, criaria uma subsidiária que lidaria com transações relativas às exportações agrícolas.
Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse que nenhum progresso foi feito em tal acordo. Ela disse que as exportações de alimentos e fertilizantes russos continuam bloqueadas, chamando as sanções dos países ocidentais e das Nações Unidas de "ilegais".
Funcionários da União Europeia se recusaram a comentar o relatório. Em uma declaração separada, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que os países mais pobres do mundo não receberam exportações da Ucrânia. "Nestas circunstâncias, é óbvio que não há motivos para estender a Iniciativa do Mar Negro, que expira em 17 de julho", disse o comunicado.
Tempestades estão previstas para grande parte do leste de Iowa e norte de Illinois esta tarde até a noite, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Alguns perto e a leste do rio Mississippi podem se tornar severos com ventos fortes e granizo sendo a maior preocupação, disse o NWS em um relatório no início desta manhã. As chances de temporais continuam pelo menos até terça-feira.