Publicado em 21/10/2014 17h53

Noite do Agronegócio aponta para o futuro na formação de profissionais da área

A base do curso é envolver matérias de Administração de Empresas, Gestão de Projetos, Marketing e principalmente muito conteúdo prático de Técnicas Agrícolas.
Por: Victor Currales

Idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio, auxiliar a organização e execução de atividades de gestão do negócio rural, aplicar técnicas de gestão e de comercialização que visem o aumento da eficiência do mercado agrícola e agroindustrial e ainda identificar os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário, são algumas das áreas em que estão sendo preparados cerca de 30 alunos pelo curso Técnico em Agronegócio por intermédio do Pronatec na escola Estadual São Gabriel.

Segundo o professor Welligton de Matos dos Reis, coordenador do curso, os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, da Escola Estadual São Gabriel, localizada no município de São Gabriel do Oeste, é a primeira turma formada em Técnico em Agronegócio no município, e é importante dizer que o mercado de trabalho do Agronegócio tem futuros profissionais se profissionalizando na área do Agronegócio.

“O papel do Técnico em Agronegócio é aplicar técnicas de gestão e comercialização para o aumento e eficiência do mercado agrícola e agroindustrial, visando os aspectos de sustentabilidade do país e principalmente importante para o nosso município que tem como maior base econômica o agronegócio’, explicou o professor Wellington.

Recentemente numa das etapas do curso os alunos iniciaram um projeto de Marketing com empresas pertencentes à cadeia produtiva da soja e da suinocultura, após terem conhecimento do projeto essas empresas tornaram-se parceiros do mesmo e por intermédio do Marketing de Guerrilha os seus produtos e serviços foram divulgados, conforme relato da professora de Marketing e Sistemas de Agroindústria, Sandra Mann Medina.

Finalizando essa etapa os alunos e as empresas parcerias realizaram no Centro de Eventos Felipe Eduardo Grimm, a primeira Noite do Agronegócio, onde as empresas puderam expor em standes seus produtos ou serviços bem como o trabalho acadêmico realizado pelos alunos a favor da referida empresa e de sua importância para o agronegócio. Participaram desta etapa as empresas: Lemes Auto Elétrica, Fazenda Grimm, Sementes Primeira, Sindicato Rural, Cooasgo, Aurora Alimentos e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente que criou o selo de identificação dos produtos produzidos no município, demonstrando também a importância do apoio do poder público para o município.

Falando a reportagem o prefeito Adão Rolim, lembrou dos tempos de estudante e de sua formação como Técnico Agrícola, reforçando que a Administração Pública Municipal estará sempre ao lado daqueles que desejam e estejam abrindo novos horizontes e apontando para um futuro muito melhor.

“A sociedade almeja que nos apresentemos com um diferencial. Espero que após essa experiência estejam todos mais fortalecidos e conscientes da responsabilidade para enfrentar novos desafios e contribuir com a transformação da nossa atual realidade dentro do mercado de trabalho”, aponta o prefeito Rolim.