Publicado em 24/04/2023 09h53

Japão autoriza 4º alimento geneticamente modificado

País já havia aprovado um tomate e dois peixes.
Por: Leonardo Gottems

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão deram luz verde a uma variedade de milho com alto teor de amido em 20 de março de 2023. o quarto produto alimentício geneticamente modificado que o Japão liberou das regulamentações para alimentos, rações e biodiversidade geneticamente modificados.

Esta variedade de milho teve o gene ceroso Wx1 eliminado usando a tecnologia CRISPR-Cas9 para aumentar sua proporção de amilopectina de amido para quase 100%, em comparação com a proporção de 75% de amilopectina para 25% de pectina do milho convencional. A textura pegajosa do milho ceroso o torna atraente para os consumidores, especialmente os asiáticos, pois aumenta a maciez e a cremosidade dos alimentos e laticínios. A amilopectina também é utilizada pelas indústrias têxtil e de papel.

Os três produtos alimentícios geneticamente modificados que o governo japonês anteriormente desregulamentou das regulamentações aplicáveis às culturas GM incluem um tomate alto GABA(que tem efeitos protetores contra a hipertensão) e dois peixes: um sargo de alto rendimento e um baiacu-tigre de rápido crescimento, ambos os quais economizam insumos e pegada de carbono ao atingirem o peso de consumo do mercado mais rapidamente.

Mutações de perda de função no gene Waxy1 causam o fenótipo ceroso.Ao longo dos anos, muitos alelos cerosos mutantes surgiram naturalmente e foram gerados por meio de mutagênese química ou por radiação. Por que então fazer a mesma coisa novamente com a edição de genes? O uso de CRISPR é mais rápido para produzir híbridos cerosos editados do que híbridos cerosos convencionais, e é importante observar que os híbridos cerosos gerados por CRISPR têm rendimentos mais altos do que seus equivalentes convencionais - já que os últimos podem arrastar genes para características desfavoráveis para o processo de cruzamento.

Publicidade